Argumente a medida punitiva contra a Venezuela
Soluções para a tarefa
O presidente americano, Donald Trump, ordenou uma série de medidas para pressionar o governo de Nicolás Maduro e assim tentar provocar uma mudança política no país latino-americano.
Historicamente, essas sanções econômicas são ferramentas usadas por Washington para pressionar países considerados um problema para os americanos. Elas já foram utilizadas contra Cuba de Fidel Castro, que há décadas sofre com embargo econômico dos EUA, e também contra a Coreia do Norte, de Kim Jong-un. Assim como Maduro, os dois países são acusados de violações de direitos humanos e de não respeitarem as regras democráticas.
Os estrangeiros que aproveitam a crise para economizar estudando na Venezuela
Por que Brasil ficou fora de pedido de investigação contra a Venezuela por abuso a direitos humanos
Maduro, no entanto, diz que as sanções fazem parte de uma "guerra econômica" empreendida pelo "imperialismo americano" contra o povo venezuelano. Críticos da estratégia de Trump concordam que as medidas que restringem a atividade econômica da Venezuela apenas aumentam o sofrimento da população.
Há anos, o país sofre com uma crise econômica e política no seio do governo chavista, o que se reflete em hiperinflação, desemprego, aumento da pobreza e da fome, além de uma fuga de milhões de refugiados para países vizinhos, como o Brasil.