ara o INSS, o agricultor pode ser inserido em quatro categorias: empregado, contribuinte individual, trabalhador avulso e segurado especial. Como segurado especial, o agricultor pode ser o parceiro, meeiro, comodatário e arrendatário rurais, o produtor, o pescador artesanal, e seus assemelhados, que trabalha exclusivamente em regime de economia familiar, sem empregados, podendo ter ajuda eventual de terceiros; além do cônjuge ou companheiro(a) e dos filhos maiores de 16 anos que sejam membros do grupo familiar e exerçam atividade rural nas mesmas condições. O segurado especial tem que contribuir para a Previdência com uma alíquota de 2,1% sobre a receita da comercialização da produção, tendo direito a benefícios limitados ao salário mínimo. A partir desse trecho, relacione a coluna A, que traz três possiblidades para o agricultor ser inserido como segurado especial, com a coluna B que descreve essas características. Coluna A Coluna B I – Arrendatário A - aquele que tem contrato para desenvolver a atividade agropecuário ou pesqueira e irá dividir os lucros obtidos ao meio, ou seja, em partes iguais. II – Meeiro B - aquele que utiliza o imóvel ou a embarcação mediante o pagamento de aluguel ao arrendador, sem precisar dividir lucros. III – Comodatário C - aquele que explora o imóvel ou embarcação por empréstimo, por tempo determinado ou não para desenvolver atividade agropecuária ou pesqueira. Assinale a alternativa que contém a sequência correta que relaciona as colunas:
Soluções para a tarefa
Coluna A
I – Arrendatário
II – Meeiro
III – Comodatário
Coluna B
A - aquele que tem contrato para desenvolver a atividade agropecuário ou pesqueira e irá dividir os lucros obtidos ao meio, ou seja, em partes iguais.
B - aquele que utiliza o imóvel ou a embarcação mediante o pagamento de aluguel ao arrendador, sem precisar dividir lucros.
C - aquele que explora o imóvel ou embarcação por empréstimo, por tempo determinado ou não para desenvolver atividade agropecuária ou pesqueira.
a. I – B; II – C; III - A.
b. I – C; II – B; III - A.
c. I – B; II – A; III - C. Correto
Arrendatário: aquele que utiliza o imóvel ou a embarcação mediante o pagamento de aluguel ao arrendador, sem precisar dividir lucros.
Meeiro: aquele que tem contrato para desenvolver a atividade agropecuário ou pesqueira e irá dividir os lucros obtidos ao meio, ou seja, em partes iguais.
Comodatário: aquele que explora o imóvel ou embarcação por empréstimo, por tempo determinado ou não para desenvolver atividade agropecuária ou pesqueira.