Geografia, perguntado por isabellyvick41, 6 meses atrás

Apresente
uma justificativa histórica para o grande contingente
de população autodeclarada preta e parda nos estados
das Regiões Sudeste e Nordeste.​

Soluções para a tarefa

Respondido por Rafael07809
9

Resposta:

As regiões sudeste e nordeste presenciavam os africanos que foram escravizados e os indígenas, que moravam no Brasil que antes era Pindorama.

Explicação: ( ͡° ͜ʖ ͡°)( ͡° ͜ʖ ͡°)( ͡° ͜ʖ ͡°)( ͡° ͜ʖ ͡°)( ͡° ͜ʖ ͡°)( ͡° ͜ʖ ͡°)( ͡° ͜ʖ ͡°)

Respondido por wsnnr
0

A maior incidência da população autodeclarada negra nas regiões sudeste e nordeste ocorre devido ao período colonial brasileiro, o tráfico negreiro e mudanças políticas e na matriz econômica brasileira.

Características da concentração étnica brasileira

A diversidade étnica presente no Brasil é imensa, no entanto, apesar de sua dimensão territorial, o país concentra sua população autodeclarada negra em duas regiões, nordeste e sudeste, por três motivos:

  • Período Colonial: Esse período se estendeu do século XVI a meados do século XIX. Sua principal forma de organização do trabalho era o trabalho forçado de pessoas negras trazidas do continente africano.
  • Política e Economia: A região nordeste no século XVIII era movida pela indústria açucareira pautada na mão de obra negra. Já a região sudeste, por sua vez, teve a presença da família real portuguesa e posteriormente o ciclo do café gerando grande presença negra.
  • Tráfico Negreiro: Trouxe 4,8 milhões de africanos para o Brasil sendo as regiões nordeste e sudeste os maiores recipientes devido a indústria açucareira e o ciclo do café, respectivamente.

Entenda mais sobre o Período Colonial em:

https://brainly.com.br/tarefa/771243

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes