Apresente uma consequência positiva decorrente da chamada crise do petróleo década de 1970 no mercado brasileiro
Soluções para a tarefa
Resposta:
A consequência positiva foi a criação do programa Proálcool,que incentivava o uso desse combustível alternativo nos carros,que polícia menos o ambiente,era mais barato que a gasolina e era produzido pelo próprio Brasil.
Explicação:
Durante a ditadura,no governo de Ernesto Geisel,houve o que chamamos de rápido crescimento econômico,e com isso,estudos e pesquisas foram incentivados.
Na década de 1970,quando a primeira crise mundial do petróleo estourou,por conta de conflitos no Oriente Médio entre judeus e palestinos,o Brasil,desenvolveu um combustível alternativo chamado álcool ou diesel,que era produzido a base de cana-de-açúcar,um dos produtos mais produzidos no país.
Quando o programa do Proálcool chegou ao seu auge,o Brasil já produzia e vendia o álcool pra td o mundo,lucrando com esse novo tipo de combustível.
Além de ajudar na economia,por conta das vendas,desvalorizou o petróleo,fazendo com que a gasolina reduzisse novamente de preço.
O Proálcool chegou ao seu fim mais menos em 1990,porém foi reativado logo dps,e vigora até os dias de hoje,onde os carros são chamados de flex,podem usar gasolina ou álcool diesel como combustível.
Vale ressaltar que além de ser mais barato,o álcool é menos poluente ao meio ambiente.