História, perguntado por lucasss32569002, 5 meses atrás

Apresente pelo menos 3 significados para a palavra "razão"

Soluções para a tarefa

Respondido por Claraana08
0

Resposta: substantivo feminino Capacidade de resolver alguma coisa através do raciocínio; inteligência. Aptidão para raciocinar, para compreender, para julgar: todo indivíduo é dotado ou faz uso da razão14 dar razão a alguém - concordar com alguém; reconhecer como correta ou verdadeira a opinião de alguém;

Explicação: espero ter ajudado (Ana) (u‿ฺu✿ฺ)ヽ(✿゚▽゚)ノ

Respondido por mmicaelle758
0

Resposta:

O que é Razão:

É a faculdade de raciocinar, de ascender às ideias. A palavra razão tem origem na palavra latina, “ratio” e na palavra grega “logos”, que significam reunir, juntar, medir, calcular, portanto, razão significa pensar, falar ordenadamente, com medida, com clareza e de modo compreensível.

A palavra razão é usada em muitos sentidos, pode significar a habilidade para fazermos uma avaliação da maneira correta, em que prevalece o bom senso, e a prudência, em que nos sentimos seguros de algo ou que sabemos com certeza alguma coisa. Ex.: “Eu estou com a razão”. “Ele não tem razão”.

A razão pode significar também a causa ou o motivo de uma ação, de uma atitude ou de um ponto de vista. Ex.: “Ela foi a mais importante razão para ele voltar”.

A palavra razão é usada também como se fosse algo que se pode ter ou perder. Ex.: “Ele perdeu a razão”. “Ele recuperou a razão”.

Alguns sinônimos de razão são: motivo, pretexto, justificação, certeza e lucidez.

A palavra razão comporta vários significados:

Os filósofos racionalistas opõem a razão à imaginação. Enquanto empregar a imaginação é representar os objetos segundo as qualidades secundárias - aquelas que são dadas aos sentidos -, empregar a razão é representar os objetos segundo as qualidades primárias - aquelas que são dadas à razão.

A razão, como capacidade em desempenhar raciocínio, disposta em diferentes graduações dentro do número de espécies competentes a desenvolvê-la, encontra no ser humano o ápice de sua manifestação.

Princípio ou fundamento, a razão pela qual as coisas são como são ou ocorrem os fatos desta ou daquela maneira.

A razão não é uma instância transcendente, dada de uma vez por todas, mas um processo que se desdobra ou realiza ao longo do tempo. Dir-se-ia que, assim como o homem é a história do homem, a razão é a história da razão.

Zenão de Eleia, identificando a razão com o ser e admitindo que o princípio de identidade, formalmente entendido, é o princípio fundamental da razão, argumenta para provar que o movimento e a pluralidade, envolvendo contradição, são irracionais e, portanto, irreais, meras ilusões dos sentidos.

A razão, entendida como diálogo, não tem um conteúdo eventual, mas permanente, o conhecimento de si mesma e das essências das coisas, do universal. A razão socrática é o método que permite, pelo diálogo, proposição da tese, crítica da tese ou antítese, chegar à síntese, a essência descoberta em comum, ao termo da controvérsia.

Perguntas interessantes