História, perguntado por marlonisaac001, 9 meses atrás

Apresente os dados biográficos de dom Pedro segundo

Soluções para a tarefa

Respondido por 4546636880
1

Resposta: Dom Pedro II (1825-1891) foi o segundo e último Imperador do Brasil. Aos 15 anos foi declarado maior e coroado Imperador do Brasil. ... Seu reinado teve início no dia 23 de julho de 1840 e terminou no dia 15 de novembro de 1889, quando foi proclamada a República.

Explicação: ESPERO AJUDAR TODOS !!!!

Respondido por pedropedido
1

Resposta:

Dom Pedro II (1825-1891) foi o segundo e último Imperador do Brasil. Tornou-se príncipe regente aos cinco anos de idade, quando seu pai Dom Pedro I, abdicou do trono. Aos 15 anos foi declarado maior e coroado Imperador do Brasil. Seu reinado teve início no dia 23 de julho de 1840 e terminou no dia 15 de novembro de 1889, quando foi proclamada a República.

Dom Pedro II nasceu no Palácio de São Cristóvão (Quinta da Boa Vista), Rio de Janeiro, Brasil, no dia 02 de dezembro de 1825. Filho do Imperador Dom Pedro I e da Imperatriz Dona Maria Leopoldina, recebeu o nome de Pedro de Alcântara João Carlos Leopoldo Salvador Bebiano Francisco Xavier de Paula Leocádio Miguel Gabriel Rafael Gonzaga de Bragança.

Dom Pedro ficou órfão de mãe com apenas um ano de idade. Cresceu aos cuidados da camareira-mor Dona Mariana Carlota de Verna Magalhães, mais tarde condessa de Belmonte.

Pedro de Alcântara era o quarto filho do casal imperial, mas tornou-se o herdeiro do trono brasileiro, com a morte de seus irmãos mais velhos. No dia 2 de agosto de 1826, foi reconhecido como herdeiro da coroa do império brasileiro.

No dia 7 de abril de 1831, seu pai Dom Pedro I, que vinha enfrentando severa oposição política, acusado de favorecer os interesses portugueses no Brasil, abdica do trono e embarca de volta a Portugal, deixando Pedro como “regente”, com apenas cinco anos de idade. Para tutor de Pedro, seu pai nomeou José Bonifácio de Andrada e Silva.

Com a abdicação e a menoridade do imperador, o Brasil foi governado por regências. O período regencial estendeu-se por nove anos, de 1831 a 1840. Nessa época, durante a menoridade, Dom Pedro teve aulas com diversos mestres ilustres, escolhidos por seu tutor José Bonifácio. Estudou caligrafia, literatura, matemática, latim, francês, inglês, alemão, geografia, ciências naturais, pintura, piano e música, esgrima e equitação.

Maioridade antecipada e coroação

Os liberais moderados governavam o Brasil com dificuldades, enfrentando os que preferiam a República. Outro grupo queria a volta de Dom Pedro I. Em 1834, na Europa, morria Dom Pedro I. Em 1840 começa a luta pela maioridade do imperador, então com 15 anos.

No dia 23 de julho de 1840, Pedro é proclamado maior. O ato ficou conhecido como o Golpe da Maioridade. No dia 18 de julho de 1841 Dom Pedro II é coroado Imperador. Os primeiros anos de reinado de Dom Pedro II foram de aprendizado político. Aplicava-se inteiramente aos negócios de Estado, exercia a risca a Constituição. Aos poucos o país se pacificava.

O casamento de Dom Pedro II com Teresa Cristina de Bourbon foi um arranjo político com Francisco I, rei das Duas Sicílias. O casamento foi realizado na capela do palácio de Chiaramonte, em Palermo, na Sicília, sul da Itália, no dia 30 de maio de 1843, representado Dom Pedro II, pelo conde de Siracusa, irmão de D. Teresa Cristina.  

No dia 3 de setembro de 1843, Teresa Cristina desembarcava no Rio de Janeiro, para casar-se no mesmo dia. Dom Pedro II viu descer do navio uma moça que não correspondia à descrição que dela tinham feito. Teresa não era bonita e mancava.

No entanto, Teresa Cristina foi companheira, compreensiva, discreta e mãe amorosa, dons que apagaram a primeira impressão. Desse casamento nasceram quatro filhos: dois meninos – Afonso e Pedro, que morreram pequenos e as princesas Isabel e Leopoldina.

Espero ter ajudado (caso a resposta seja sim, coloque como melhor resposta, por favor)

Perguntas interessantes