Geografia, perguntado por Hiakira, 1 ano atrás

Apresente fatores históricos que expliquem os altos índices de pobreza na região Nordeste do Brasil.

Soluções para a tarefa

Respondido por delayofgame2009
36
O Nordeste no início da colonização foi uma região muito próspera, a exploração de bens naturais, para extração ou plantio de culturas bem adaptadas impulsionou durante bons anos a economia da região, tudo isso atrelado a um intenso comércio de escravos, que fortaleceu a região que contava com Salvador como capital.

A partir da descoberta de metais preciosos, como o ouro em Minas Gerais, bem como, com a expansão do plantio do açúcar em colônias espanholas (que com o fim da União Ibérica levou a quebra de monopólio português), o foco da coroa passou a ser no interior da colônia.

Além disso, o Rio de Janeiro passou a ser a capital do Reino de Portugal, deixando o Nordeste em segundo plano. Com o tempo outras regiões passaram a ter mais investimento e passar por maiores estruturações, na vanguarda do desenvolvimento do Brasil, enquanto o Nordeste não se reinventava.

A falta de investimentos, a demora na industrialização, a corrupção e os problemas administrativos agravaram a situação problemática na região, que foi dominada (e de fato ainda o é) por coronéis e por uma estrutura social arcaica, que apenas há pouco tempo ganhou mobilidade, mas que ainda carece de interesse governamental e de investimentos, que travou no tempo e que teve mazelas que não são exclusivas suas, mas que ali aparecem em maiores quantidades.

:)
Perguntas interessantes