Geografia, perguntado por carloshenrik20p97kve, 1 ano atrás

Apresente dois argumentos favoráveis à decisão de países integrantes da aliança do pacífico de formarem um bloco regional de comércio. Em seguida, justifique a situação vantajosa resultante da posição geográfica do litoral desses países para a melhoria do seu desempenho no comércio internacional.

Soluções para a tarefa

Respondido por Sabrinaalmeid4
131

Olá,

A formação de blocos econômicos permite que haja uma melhoria do controle local, fazendo com que seja a aliança se firme e que dessa maneira os grupos se alinhem da melhor forma, defendendo os seus interesses acerca da produção.

 O comércio entre um grupo favorece a economia destes e permite que haja um constante crescimento por parte deles, fortalecendo os laços e ideias e preservando o valor dos seus produtos para externos, causando um crescimento rápido.

Respondido por dennisbtu
0

Resposta:

Entre os argumentos favoráveis à formação de um bloco regional de comércio, podem ser citados:

- intensificação dos fluxos de capital.

- aumento da oferta de empregos.

- tendência à redução dos preços de determinados produtos devido à queda nas barreiras aduaneiras.

- ampliação do mercado consumidor.

- ampliação de serviços de melhor qualidade.

- crescimento do setor terciário.

- aumento dos fluxos de turistas entre os países.

- Intensificação das relações com fortes economias da Ásia, como China e Japão, da América do Norte e da Europa Ocidental.

Uma das vantagens apresentadas pela posição geográfica dos países-membros da Aliança do Pacífico, acordo assinado entre Chile, Colômbia, México e Peru, é que parte desses países possui litoral no oceano Pacífico, o que pode contribuir para intensificar as relações com fortes economias da Ásia como China e Japão, e também com os Estados Unidos e o Canadá, na América do Norte. No caso da Colômbia e do México, que também tem acesso ao Oceano Atlântico, há a possibilidade de manter relações comerciais com os mercados europeu e africano.

Perguntas interessantes