Apresente as principais características de poríferos cnidários platelmintos e nematódeos
Soluções para a tarefa
Poríferos
Os animais classificados no filo Porifera são as esponjas, aquáticos, fixos, sem tecidos definidos nem sistema nervoso.
As esponjas não possuem boca nem cavidade digestória; elas são animais filtradores: células especiais com flagelos, os coanócitos, promovem a circulação de aguá no interior da esponja e capturam, por fagocitose, seres unicelulares, que são digeridos. Uma parte do alimento digerido é transferida para os amebócitos, células que também realizam digestão e distribuem o alimento para as outras células.
Nesses animais não há sistemas responsáveis pela respiração, pela circulação e pela excreção. O oxigênio, o gás carbônico e as excretas entram nas células e saem delas por difusão e são levados pela corrente de água. Como nenhuma célula está longe da água, a difusão é suficiente para o transporte de substâncias e o alimento chega com a corrente da água.
A reprodução pode ser assexuada ou sexuada, com formação de larvas móveis, importantes para a dispersão de um animal fixo, que, de outra forma, não poderia colonizar novos ambientes.
Cnidários
No filo Cnidaria estão os corais, as águas-vivas, as anêmonas, as caravelas e as hidras, animais aquáticos, quase todos marinhos, e diblásticos. Como adaptação à vida sedentária ou com pouca movimentação, apresentam simetria radial. Há duas formas de animais:
*polipoide ou pólipo - cilíndrica, fixa ou com pouca mobilidade, com uma das extremidades apoiada em um substrato qualquer e a outra livre; a abertura bucal está rodeada de tentáculos;
*medusoide ou medusa - arredondada e com vida livre; a boca localiza-se na face inferior e na periferia do corpo existem tentáculos.
Na epiderme há células sensoriais e células mioepiteliais, responsáveis pela proteção e pelo movimento do corpo. Há também células urticantes, com uma pequena cápsula, que injeta por um estilete uma substância tóxica na pele de quem toca a sua superfície. Os cnidócitos causam queimaduras nas pessoas que entram em contato com a água-viva e com a caravela.
Apresentam digestão intracelular e extracelular. A digestão depende de enzimas produzidas por células glandulares da gastroderme. Não possuem sistema respiratório, circulatório e excretor. O sistema nervoso é difuso, composto de uma rede de células nervosas.
A reprodução é sexuada ou assexuada, podendo alternar-se.
O filo dos cnidários divide-se em três classes:
*Hydrozoa – há espécies na forma pólipo, medusa e que apresentam alternância de gerações. Ex.: hidra, Obelia e Physalia ou caravela portuguesa;
*Scyphozoa – sempre marinhos, com a forma medusa mais desenvolvida que a dos hidrozoários; na reprodução também ocorre o ciclo com alternância de gerações; Ex.: água- viva;
*Anthozoa - representados essencialmente pela forma pólipo; são marinhos e podem ter vida isolada, como a anêmona, ou formar colônias, como os corais, que secretam um esqueleto calcário, responsável pela formação dos recifes de corais.
Platelmintos
No filo Platyhelminthes estão as planárias, as solitárias e os esquistossomos, animais de corpo achatado, triblásticos e acelomados, com simetria bilateral. O tubo digestório é incompleto; algumas espécies parasitas não têm tubo digestório. Não há sistema respiratório nem circulatório. O sistema de excreção é formado pelas células-flamas, flageladas.
No sistema nervoso há gânglios nervosos e dois cordões nervosos. Alguns animais possuem ocelos, que acusam a presença de luz, e quimiorreceptores, que indicam a presença de substâncias químicas no ambiente.
Em relação à reprodução, a planária pode realizar reprodução assexuada, partindo o corpo em dois pedaços, ou sexuada.
Esses animais estão divididos em três classes:
*Turbellaria – a maioria das espécies é aquática, de vida livre; o termo turbelário vem do turbilhão provocado na água pelos cílios que cobrem a pele desses animais; o principal exemplo é a planária;
*Trematoda – seu corpo é revestido por uma cutícula com ventosas de fixação; possuem tubo digestório com boca; exemplos: Schistosoma mansoni e Fasciola hepática, ambos parasitas.
*Cestodea - os principais exemplos dessa classe são as solitárias ou tênias. Não possuem tubo digestório. Esses parasitas causam a teníase.
Nematódeos
Os nematódeos são os representantes mais abundantes, encontrados em grande quantidade no solo, na água e como parasitas de animais vegetais.
São vermes, são os primeiros animais a apresentar tubo digestório completo. Não têm sistema respiratório nem circulatório. O sistema excretor é formado por tubos longitudinais ou células especiais. O sistema nervoso é constituído por um anel em volta do esôfago, do qual partem cordões nervosos longitudinais. Na maioria dos casos, os sexos são separados e a fecundação é interna.
Cnidários: invertebrados; aquáticos; diblásticos (ectodermes e endodermes); cavidade digestiva incompleta; possuem células urticantes; simetria radial ou bilateral; reprodução sexuada e assexuada; ausência dos sistemas respiratório, excretor e circulatório.
Platelmintos: vermes achatados dorsoventralmente; triblásticos; acelomados; vida livre ou parasitas; aquáticos ou terrestres; simetria bilateral; ocelos; sistema digestório incompleto ou ausente; ausência de sistemas respiratório e circulatório; cavidade digestiva incompleta; protostômios.
Nematódeos: corpo alongado, cilíndrico, fino e com as extremidades afiladas; triblásticos; pseudocelomados; eucariontes; multicelulares; simetria bilateral; aquáticos e terrestres; protostômios; sistema digestório completo; musculatura longitudinal; dióicos; heterótrofos por ingestão.
Espero ter ajudado!! :)