apresente alguns exemplos de aplicações de eletroimã e Explique o funcionamento de pelo menos um deles descrevendo a relação entre a corrente elétrica e os campos magnéticos do circuito
Soluções para a tarefa
Eletroímãs são utilizados em vários aparelhos eletrônicos, dentre eles podemos citar os discos rígidos, motores elétricos, a Ressonância Magnética Nuclear (RMN, que tem bobinas supercondutoras para gerar altos campos magnéticos) e dentre vários outras aplicações, como os disjuntores.
O campo magnético formado é perpendicular ao plano das espiras da bobina e, o sentido depende da direção da corrente, portanto é necessário um produto vetorial ou utilizar a regra da mão direita. a intensidade do campo pode ser calculada usando a seguinte equação:
B = N . μ . i / 2π . r ------------ Lei de Biot-Savart
Onde N é o número de espiras, μ é a permeabilidade magnética, i é a corrente e r é o raio da espira.
Nos disjuntores são usadas bobinas ligadas ao circuito, a corrente do circuito, portanto, passa pela bobina e gera um certo campo magnético. Como vimos na Lei de Biot-Savart, quanto maior a corrente, maior será o campo, então se a corrente aumentar muito no disjuntor, a variação do campo será detectada e consequentemente ele interromperá a corrente e então será desligado.
Espero ter ajudado!