História, perguntado por isabela7710, 1 ano atrás

apresente a organização politica colonial do Brasil

Soluções para a tarefa

Respondido por Jo345
3
a economia do Brasil naquela época era baseada na produção de açúcar, sua organização politica estava dividido em capitanias hereditárias ou estado absolutista, os português dividiram a colonia em 15 lotes doados a 12donatário, que deveriam desenvolver sua capitania co recursos próprios, em troca receberiam uma parcela do poder público. Os capitães donatários tinham a obrigação de criar vilas, doar sesmarias, a quem tivesse escravo e capitais para cultivava- las, exceto aos judeus ou estrangeiros, administra a justiça, cobra impostos e repassa los a coroa, e estimular a agricultura. Porem esse modo de organização logo veio ao fracasso por faltas de recursos dos donatários para desenvolver sua capitania alem de outros fatores que contribuiu para o declínio das capitania. Com o fracasso das capitanias o estado português resolver participa diretamente da administração colonial, criando em 1548 o governo geral que não extinguiu as capitania hereditárias, apesar só mau êxito dessas. O objetivo do governo geral era de centralizar a administração colonial dando auxílio militar, financeiro e administrativo as capitanias. AAS capitanias permaneceram como patrimônio dos donatários ate o seculo xvll, quando o marquês de Bombal, ministro português, transformou- as em propriedades real. Foi durante o governo geral que ocorreu a valorização econômica da colônia com desenvolvimento açucareira, O Brasil era um imenso vazio demográfico, com imensos latifúndios e poucas vilas.Nas grades propriedade rurais os aristocratas gozavam de grande autonomia e sua vontade era lei a ordem. Tinham direto absoluto de todas as pessoas que viviam sobre suas terras.
As vilas eram poucas e pequenas e dependiam dos latifúndios que a rodeavam. Em algumas vilas habitavam comerciantes que abasteciam os engenhos e nelas as câmera municipais ou câmera dos homens bons, que eram brancos e livres donos de grande extensões de terra os únicos que podiam participa da câmeras municipal. Os comerciantes só passaram a integra lá em meados do século xvll.
as câmera deveriam tratar apenas dos problemas das vilas mas devido a fraqueza do governo geral chegaram a invadir as áreas de competência do governo geral. Ate meados do seculo xvll as câmera exerceram o poder político de fato no Brasil colonial ofuscando a própria coroa e seus representantes. A autoridade do governo estava restrita à Bahia sede do governo geral e onde a presença de funcionários metropolitanos era grande.
Perguntas interessantes