Apresente a importância da carta People's charter
Soluções para a tarefa
Este documento, escrito em 1838, principalmente por William Lovett, da Associação dos Trabalhadores de Londres, afirmou a base ideológica do movimento cartista. A Carta do Povo detalhou os seis pontos-chave que os cartistas acreditavam ser necessários para reformar o sistema eleitoral e, assim, aliviar o sofrimento das classes trabalhadoras - estas eram:
Sufrágio universal (o direito de votar)
Quando a Carta foi escrita em 1838, apenas 18% da população masculina adulta da Grã-Bretanha poderia votar (antes de 1832, apenas 10% poderiam votar). A Carta propunha que a votação fosse estendida a todos os homens adultos com mais de 21 anos de idade, além daqueles condenados por um crime ou declarados insanos.
Nenhuma qualificação de propriedade
Quando este documento foi escrito, os membros potenciais do Parlamento precisavam possuir propriedade de um valor particular. Isso impediu que a grande maioria da população fosse candidata à eleição. Ao remover a exigência de uma qualificação de propriedade, os candidatos para as eleições não precisariam mais ser selecionados das classes superiores.
Parlamentos Anuais
Um governo poderia manter o poder, desde que houvesse uma maioria de apoio. Isso tornou muito difícil a substituição de um governo ruim ou impopular.
Representação igual
O Ato de Reforma de 1832 aboliu os piores excessos dos "bairros de bolso". Um bairro periférico era um eleitorado parlamentar pertencente a um único patrão que controlava os direitos de voto e poderia nomear os dois membros que representariam o bairro no Parlamento. Em alguns desses círculos eleitorais, apenas seis pessoas puderam eleger dois membros do Parlamento. Ainda havia grandes diferenças entre os distritos eleitorais, particularmente no norte industrial, onde havia relativamente poucos deputados comparados com as áreas rurais.
Os cartistas propuseram a divisão do Reino Unido em 300 distritos eleitorais, cada um contendo um número igual de habitantes, com não mais do que um representante de cada distrito para sentar no Parlamento.
Pagamento de membros
Os deputados não foram pagos pelo trabalho que fizeram. Como a grande maioria das pessoas necessitava de renda para poder viver, isso significava que apenas pessoas com considerável riqueza pessoal poderiam se tornar deputados. A Carta propunha que os deputados recebessem um salário anual de 500 libras.
Votar por votação secreta
A votação na época foi feita em público usando uma 'demonstração de mãos' nos 'hustings' (uma plataforma pública temporária da qual os candidatos ao parlamento foram nomeados). Os proprietários ou empregadores poderiam, portanto, ver como seus locatários ou funcionários votavam e poderiam intimidá-los e influenciar suas decisões. A votação não foi feita em segredo até 1871.
A Carta foi lançada em Glasgow em maio de 1838, em uma reunião da qual participaram cerca de 150.000 pessoas. Apresentado como uma Magna Carta de estilo popular, rapidamente ganhou apoio em todo o país e seus apoiadores ficaram conhecidos como os cartistas. Uma petição, preenchida em reuniões cartistas em toda a Grã-Bretanha, foi levada para Londres em maio de 1839, para que Thomas Attwood apresentasse ao Parlamento. Ele se gabou de 1.280.958 assinaturas, mas o Parlamento votou a favor de não considerá-lo. No entanto, os cartistas continuaram a fazer campanha pelos seis pontos da Carta por muitos anos e produziram mais duas petições ao Parlamento.