Apresenta-se, a seguir, amostra da fala espontâneade um homem com 25 anos de idade."situações /emocionais em que eu /dava umaimportância grande né fatalmente eu acho que euficava nervoso né hã // hoje em dia muito menosporque com o passar dos anos né eu fui criandosegurança né então né eu fui ganhando hã hã ésegurança pessoal, auto confiança // não aparecesempre sempre sempre // em situações que eunão que eu não tenho o domínio né quando eu nãodomino uma situação // quando eu não tô senhor demim ou quando eu ou quando eu tô emocionalmenteabalado né ou quando as circunstâncias memedeixam inseguro né ou quando eu vou ser eu vouser testado vamos supor com plateia nova né se eutenho aí né éééé uma reunião né e é um público quejá me conhece eu vou muito bem né e normalmente"Considerando os tipos de ruptura involuntárias dofluxo de fala, evidenciados nessa amostra, avalie asafirmações a seguir.I. A amostra de fala espontânea contém rupturascomuns e rupturas gagas.II. Na amostra de fala espontânea verificam-serupturas comuns que são classificadas comointerjeição, hesitação, repetição de palavra erepetição de segmentos.III. Rupturas gagas classificadas como bloqueioe repetição de sílabas estão presentes naamostra de fala espontânea.IV. Prolongamentos e pausas, que são rupturasgagas, são observados nessa amostra.É correto apenas o que se afirma emA I e II.B I e IV.C III e IV.D I, II e III.E II, III e IV.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Alternativa A.
Estão corretas as afirmativas I e II.
Uma fala espontânea está em oposição à um discurso lido, pois trata-se de uma fala despreparada, ou seja, não treinada. Neste caso, apresenta duração de discurso mais longa, além de uma maior ocorrência de disfluência se comparada à leitura oral.
Durante o discurso do paciente podemos observar bastante hesitação (''hã''), repetição de palavras como ''sempre'', interjeições em demasia, como ''é'', caracterizando algumas rupturas comuns e outras gagas.
Espero ter ajudado, bons estudos.
Perguntas interessantes