Aprendemos que a vírgula antes da conjunção "e" adi-tiva, quando esta une orações cujos sujeitos são di-ferentes, é facultativa. Contudo, em certos casos, oemprego da vírgula, no mínimo, facilita o entendimentodo texto.Assinale a alternativa em que a supressão da vírgulaantes do "e" aditivo não provocaria – ao menos numaprimeira leitura apressada – alteração de signifi cado ouestranheza nos textos extraídos de jornal.O Ministro Joaquim Barbosa tende a condenar osacusados, e o Ministro Ricardo Lewandowski, aabsolvê-los.Tenho rendimento tributável exclusivamente na fonte,e minha mulher, renda do trabalho assalariado.Se o atendente está abusando dos gerúndios, e aligação já passa dos cinco minutos, acredite, vocêprecisará ligar novamente.O jornal publicará a carta de protesto, e a repórterincompetente que escreveu a reportagem com er-ros dará a última palavra.A loja distribuiu roupas, sapatos, joias, e o restoserá doado a instituições de caridade
Soluções para a tarefa
A alternativa em que a supressão da vírgula antes do "e" aditivo NÃO provocaria alteração de significado ou estranheza é:
3. Se o atendente está abusando dos gerúndios, e a ligação já passa dos cinco minutos, acredite, você precisará ligar novamente.
> Mesmo se a vírgula for retirada antes do "e", apenas um sentido será formado: o sentido de soma das ações de estar abusando do gerúndio e de a ligação já passar de cinco minutos.
Nos outros itens, a supressão da vírgula muda o sentido e deixa a frase estranha. Veja:
1. O Ministro Joaquim Barbosa tende a condenar os acusados e o Ministro Ricardo Lewandowski, a absolvê-los.
> parece que Joaquim Barbosa também tende a condenar Ricardo Lewandowski
2. Tenho rendimento tributável exclusivamente na fonte e minha mulher, renda do trabalho assalariado.
> parece que ele também tem a mulher, como ela se fosse uma coisa, uma posse sua
4. O jornal publicará a carta de protesto e a repórter incompetente que escreveu a reportagem com erros dará a última palavra.
> parece que o jornal publicará a repórter, tal qual faz com uma carta
5. A loja distribuiu roupas, sapatos, joias e o resto será doado a instituições de caridade
> parece que a loja também distribuirá o resto