Saúde, perguntado por joycebeatriz2611, 6 meses atrás

Após uma pancreatite aguda constatou-se a formação de pequenos agregados de sais na cavidade peritoneal de um paciente. Qual a relação entre a pancreatite e a formação destes agregados (depósitos de cálcio conhecidos como pingo de vela)? Você classificaria estes agregados como metastáticos ou distróficos? Justifique.

Soluções para a tarefa

Respondido por valdeliacarmem
0

Resposta:

Explicação:

Respondido por danilo0102030604
0

Após uma pancreatite aguda constatou-se a formação de pequenos agregados de sais na cavidade peritoneal de um paciente, que são constituídos por depósitos de cálcio decorrentes de um processo de calcificação distrófica, que ocorre devido a uma redução da solubilidade do carbonato de cálcio em tecidos necróticos.

A calcificação mestastática ocorre em tecidos normais devido a um aumento dos níveis sanguíneos de cálcio, o que gera sua precipitação.

Já a calcificação distrófica ocorre em tecidos degenerados e que sofreram necrose, sendo que ela possui várias causas, como aumento de pH, liberação de fosfatase alcalina, etc.

No caso da pancreatite aguda, a secreção enzimática liberada pelo pâncreas, por ter pH alcalino, reduz a solubilidade do carbonato de cálcio, o que leva à precipitação desse sal e formação dos depósitos de cálcio.

Por fim, o aspecto de "pingo de vela" se deve ao fato de que essa precipitação ocorre em tecido adiposo que sofreu necrose, de modo que os ácidos graxos liberados pelos adipócitos necrosados reagem com os sais de cálcio, formando sabão (que se deposita em um formato que lembra uma vela derretida).

Paras saber mais sobre calcificação patológica, acesse o link: https://brainly.com.br/tarefa/10399912

Anexos:
Perguntas interessantes