APÓS observar os dois mapas que apareceram acima,aponte as diferenças que vc notou entre os mapas
Soluções para a tarefa
Resposta:O primeiro mapa é mais antigo, poucas características a respeito da forma do Brasil.
Os dois mapas retratam o mesmo local e inclusive as mesmas ideias, ambos falando a respeito das capitanias. Mas o primeiro ainda não possui as formas reais do território nacional, os traços ainda estão sendo moldados.
O segunda já mais atualizado mostra a forma nacional como é, além de ter técnicas mais avançadas que permitem que o mesmo seja mais realista, tenha as divisões corretas e mais atualizado. Explicação:
O mapa das Capitanias Hereditárias se diferencia com o mapa do final do século XVIII principalmente pela expansão territorial avançada.
Expansão territorial brasileira
As capitanias hereditárias eram um sistema de povoamento realizado pela Coroa Portuguesa no Brasil. D. João III (1502-1557), rei de Portugal, instituiu esta administração para ocupar as terras.
A nova colônia portuguesa possuía poucas cidades. Algumas, pelas dificuldades de instalação e manutenção da cidade, outras por falta de segurança, foram abandonadas. Ataques de tribos indígenas e estrangeiros eram comuns.
Durante o período das Capitanias Hereditárias, o país ainda cumpria o Tratado de Tordesilhas. O tratado dava ao reino de Portugal todas as terras até 370 léguas a oeste da África, partindo do Arquipélago de Cabo Verde.
Com a expansão territorial pelos bandeirantes, da pecuária e pela expansão oficial, em 1750 ocorre o Tratado de Madri, que substituiu o Tratado de Tordesilhas e definiu os limites das colônias, determinando o princípio uti possidetis, que dá o direito às terras àquele a ocupou primeiro.
Assim, no Tratado de Utretch (1713-1715), que versava sobre a Guerra de Sucessão Espanhola, as fronteiras brasileiras foram estabelecidas com os limites da Guiana Francesa e os limites do Amapá.
Para mais informações sobre Capitanias Hereditárias, acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/40803399