Após o presidente Hermes da Fonseca aceitar o ultimato dos revoltosos,uma segunda revolta da chibata aconteceu?porque?
Soluções para a tarefa
Olá!
A Revolta da Chibata (1910) foi um movimento contra os castigos físicos aplicados na Marinha.
- Causas da Revolta da Chibata:
Os castigos corporais já haviam sido abolidos pelo exército, mas um decreto permitia à Marinha aplicar 25 chibatadas em infratores. A rebelião teve início quando um dos marinheiros foi castigado com 250 chibatadas na presença de seus companheiros. Foi quando João Cândido, conhecido como o Almirante Negro, inspirado na Revolta de Pontemkin, escreve uma carta exigindo o fim dos castigos. Caso as reivindicações não fossem ouvidas, a cidade do Rio de Janeiro seria bombardeada.
- Após o presidente Hermes da Fonseca aceitar o ultimato dos revoltosos, uma segunda revolta da chibata aconteceu? Por que?
Diante da situação, o governo, sob influência dos ingleses, negocia com os revoltosos. Deu fim às chibatadas e anistia os revoltosos. Assim Teve fim a revolta, porém iniciou a repressão. Alguns dias depois, após a rendição, Hermes da Fonseca permitiu a expulsão de vários envolvidos naquele incidente, causando uma segunda Revolta que foi fortemente reprimida. Muitos foram presos sob condições desumanas, outros foram obrigados a trabalhar na Amazônia. O líder da revolta chegou a ser internado em um hospício, mas foi absolvido das acusações em 1912.
Aprenda mais em:
1. Histórico da Revolta da Chibata:
https://brainly.com.br/tarefa/5175275