Após fortes divergências ideológicas, ocorridas a partir de 1903, intelectuais e teóricos políticos russos se dividiram em dois grupos: bolcheviques e mencheviques. Durante o ano de 1917, esses dois grupos foram marcantes nos processos revolucionários ocorridos no país.
Respectivamente, uma afinidade e uma divergência entre tais grupos podem ser descritas:
(a) Pela defesa do sistema socialista; pela forma de se atingir tal sistema – enquanto bolcheviques o buscavam através de uma revolução de ruptura, os mencheviques acreditavam numa perspectiva gradativa de amadurecimento do capitalismo.
(b) Pela defesa da industrialização em moldes capitalistas; enquanto os bolcheviques a queriam com capitais nacionais, os mencheviques eram favoráveis ao capital externo.
(c) Pela defesa do sistema socialista; pela forma de se atingir tal sistema – enquanto mencheviques o buscavam através da revolução, os bolcheviques acreditavam numa perspectiva gradativa.
(d) Pela defesa da monarquia czarista; enquanto os bolcheviques defendiam um modelo constitucional parlamentar, os mencheviques optavam pela manutenção de uma autocracia.
(e) Pela defesa do anarquismo; enquanto os mencheviques acreditavam numa militância pacífica de coletivismo, os bolcheviques pretendiam implementar o anarquismo pela via radical – de destruição da burguesia.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Resposta:
Letra A
Explicação:
Os bolcheviques defendiam uma mudança radical de política para o povo, defendendo uma revolução socialista armada, caso necessário. Os mencheviques defendiam uma revolução moderada, permitindo primeiro a democracia e o pleno desenvolvimento do capitalismo para só depois implantar o socialismo.
Perguntas interessantes