Após a sua participação no fórum de orientação da ATD1, considere que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) disponibilizou o Mapa Físico do Brasil, na escala de 1:5.000.000, com dados sobre os aspectos físicos do território brasileiro, como a altimetria e a distribuição dos elementos fisiográficos, conforme a figura a seguir. Disponível em: . Acesso em: 21 de maio 2019. A escala é essencial para qualquer tipo de representação cartográfica e é a razão entre a dimensão representada do objeto e sua dimensão real. Dependendo da escala qualquer área ou local mapeado ocorre diferentes níveis de generalizações, detalhes de informações e simbologias. Fonte: MENEZES, P. M. L. de; FERNANDES, M C. Roteiro de Cartografia. São Paulo: Oficina de Tetos, 2013. (Adaptado). A escala 1:5.000.000 é considerada uma escala pequena, média ou grande? Em um mapa de escala grande há mais generalizações ou detalhes de informações? Explique. Na avaliação desta atividade será considerado: a. Se o conteúdo apresentado nas respostas corresponde ao solicitado nas questões e; b. Se as respostas foram escritas pelo próprio do estudante, sendo que cópias não serão aceitas, mesmo que parciais.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
É considerada uma escala pequena.
Uma escala grande é um escala de muitos detalhes, já uma escala pequena é uma escala de generalizações. As escalas são inversamente proporcionais, quanto menor o número maior a escala.
As escalas grande vão até 1:25.000, são geralmente plantas cadastrais e são importantes para o desenvolvimento local. As escalas médias vão de 1:25.000 até 1:250.000, possui os chamados semi-detalhes. E por último as escalas pequenas são todas aquelas acima de 1:250.000, são generalizados.
Perguntas interessantes
História,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Espanhol,
10 meses atrás
História,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás