Apos a revolução industrial, quais países apresentaram mais taxas de desmatamento?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Pular para o conteúdo principal
Accessibility
InícioRealizando Grandes Ideias
Produção de energia eólica em Jerez de la Frontera, na Espanha
Os países que mais emitiram gases de efeito estufa nos últimos 165 anos
15 Abr 2019 Foto: Ana del Pino/Unsplash
Artigo
Programa de Clima
Social
Imprimir
Mais sobre
No Acordo de Paris, 195 países se comprometeram a manter o aumento da temperatura média global bem abaixo de 2°C em relação aos níveis pré-industriais, com esforços para limitar esse aumento em 1,5°C e, assim, evitar as mudanças climáticas. Para isso, esses países precisam reduzir a quantidade de gases de efeito estufa (GEE) que liberam na atmosfera. Esses gases, que são emitidos, por exemplo, nas chaminés de fábricas, no desmatamento de florestas ou nos escapamentos de veículos, absorvem e retêm calor e alteram as temperaturas do planeta.
Cada nação tem sua própria trajetória, história e economia, e cada uma emite uma quantidade diferente desses gases. Isso leva a perguntas sobre quem emite mais, qual país é o maior responsável pelo aquecimento global, ou qual nação está mais apta a descarbonizar sua economia. Para responder a essas perguntas, é natural que surjam listas e ranking dos maiores emissores.
Aproveitando uma ferramenta que permite a visualização de gráficos interativos, o World Resources Institute (WRI) elaborou dois gráficos mostrando a trajetória de emissão de gases de efeito estufa dos países que mais contribuíram no passado e dos que mais contribuem hoje para as mudanças climáticas globais. Os gráficos tornam fácil de visualizar a trajetória dos maiores emissores, especialmente dos países ocidentais industrializados, como Estados Unidos e países europeus. Também é possível observar o crescimento econômico – e consequentemente das emissões – da China. E o ranking apresenta algumas informações relevantes para o Brasil, que aparece em um dos gráficos, mas não no outro.
Entenda o que significam esses rankings nos gráficos abaixo. Os dados usados são do Climate Watch, uma plataforma online gerenciada pelo WRI que apresenta dados climáticos, visualizações e recursos para ajudar na construção de políticas climáticas eficientes.
Gases de efeito estufa, ano após ano
O gráfico abaixo começa em 1850 e vai até 2016. Ele mostra que o mundo viveu um aumento constante nas emissões de gases de efeito estufa ao longo desse período, apenas com algumas interrupções em momentos históricos importantes, como a Grande Depressão dos Estados