Após a renúncia do Presidente Jânio Quadros, o Brasil se encontrava em uma situação de grande instabilidade política. Com o vicepresidente, João Goulart, em visita diplomática à China além da forte oposição de setores conservadores da política brasileira que enxergavam a posse de “Jango” como um problema. Quais os motivos para que as alas conservadoras da política brasileira fossem contra a posse de João
Soluções para a tarefa
As alas conservadoras da sociedade brasileira temiam que houvessem mudanças políticas, econômicas e sociais que diminuíssem os privilégios políticos da elite empresarial e agrária e possibilitassem que os setores mais populares da sociedade assumissem o controle dos meios de produção.
Após a renúncia do presidente Jânio, o João Goulart realiza visitas na China e há uma aproximação do Brasil com o bloco socialista. No cenário internacional vivia-se o mundo bipolar no qual o sistema capitalista liderado pelo Estados Unidos disputava zonas de influência com o sistema socialista liderado pela União Soviética. Tal contexto também refletia bipolaridade política no Brasil, os setores conservadores do Brasil temiam que o governo voltasse suas ações para práticas socialistas e tirassem os privilégios obtidos ao longo de décadas, haviam temores de políticas de cunho esquerdista.