Após a Proclamação da República, criou-se uma nova bandeira nacional. Por que o governo republicano pre- cisava dela?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Criada por Raimundo Teixeira Mendes, a atual bandeira brasileira foi oficializada em 19 de novembro de 1889 - quatro dias após a proclamação da República. É por isso que é esse o Dia da Bandeira.
Antes, a bandeira brasileira era semelhante à dos Estados Unidos da América, apresentando listras verdes e amarelas em lugar das vermelhas e brancas que simbolizam o país norte-americano.
A bandeira foi modificada para a forma atual porque os governantes brasileiros não queriam ter sua imagem ligada à do governo americano.
Composta por três formas geométricas (um retângulo, um losango e um círculo), a bandeira brasileira tem em seu centro 27 estrelas que representam o Distrito Federal e os Estados que compõem o país.
Dentro do círculo, uma faixa traz o lema "Ordem e Progresso" -uma frase inspirada nas ideias positivistas do filósofo francês Augusto Comte. Em resumo, a teoria positivista de Comte prega a experiência como base do conhecimento.
Cores imperiais
A bandeira atual, a do Brasil republicano, é inspirada na bandeira do Brasil Império, que já trazia o verde e o amarelo.
Jaime de Almeida, professor de História da UnB (Universidade de Brasília), diz que "a imperatriz D. Leopoldina, filha do Imperador da Áustria, participou da escolha da bandeira e incluiu o amarelo, da dinastia austríaca dos Habsburgo, e o verde, dos Bragança".
Com o tempo, os poetas românticos associaram às cores as riquezas nacionais: as florestas e o ouro.
"A associação foi mantida pelos positivistas", afirma o professor. O grupo, que teve participação no movimento de proclamação da república, queria apagar os símbolos do império. "Como foram mantidas as cores da bandeira imperial, passaram a justificá-las com as metáforas românticas", diz Almeida.
Veja também