Biologia, perguntado por ameliamendoza841, 11 meses atrás

Após a leitura do texto sobre patologias do sistema digestório, faça uma análise das causas descritas
comente quais seriam as medidas profiláticas mais eficientes de uma forma geral para as diferent
situações. Lembre-se de que medidas profiláticas são ações que podem prevenir a ocorrência de doen
e/ou distúrbios ocasionados por agentes patogênicos ou por hábitos inadequados à manutenção
uma vida saudável.​

Soluções para a tarefa

Respondido por Joselittle
122

Faltou inserir o texto que acompanha a questão, no entanto, o assunto sobre medidas profiláticas relacionadas à doenças do sistema digestório permite fazer algumas considerações que auxiliaram na resolução da questão.

Os problemas mais comuns relacionados ao sistema digestório são as gastrites, úlceras, e cânceres de esôfago, estômago ou colorretal. Dessa forma, as medidas profiláticas, ou seja, as medidas preventivas consistem, principalmente, na adoção de uma vida mais saudável.

Para tanto, se faz necessário uma alimentação balanceada, com horários definidos para as principais refeições do dia, que devem ser pelo menos quatro, e com uma boa variedade nutricional. Além disso, é essencial manter a prática regular de exercícios físicos.

Espero ter ajudado, bons estudos.


ManuANerd: muitoo boa a resposta, obrigada
Respondido por ClaraFernandes07
7

Alguns quadros patológicos requerem profilaxia específica, porém, para a maioria das doenças do sistema digestório, os médicos recomendam a manutenção de dietas saudáveis, que prevejam a ingestão de frutas, verduras e fibras. O álcool é fator determinante de várias dessas doenças; logo, deve-se ingeri-lo moderadamente ou suspender seu uso. Hábitos benéficos (como fazer de quatro a seis refeições por dia; evitar café, comidas ácidas, frituras e condimentos em excesso; comer devagar e mastigar bem os alimentos; e reduzir o açúcar e ingerir líquidos com frequência para auxiliar o movimento peristáltico) colaboram para evitar patologias do sistema digestório. Para prevenir a hérnia, deve-se evitar o sobrepeso e a constipação intestinal. A ingestão de vegetais e de alimentos ricos em fibras, por exemplo, estimula os movimentos intestinais, acelerando a expulsão das fezes e, assim, evitando a pressão destas sobre o apêndice.

Perguntas interessantes