"Após a implantação do Estado Novo, Getúlio Vargas continuou na presidência, desta vez ditatorialmente. O período do Estado Novo foi, a um só tempo, de grande avanço nas políticas sociais e econômicas, sobretudo devido à implantação de uma ampla legislação trabalhista - para os trabalhadores urbanos - e de apoio à industrialização, e de expressivo retrocesso em termos de liberdade política. " Com a afirmação entende-se que: a) Getúlio, com o mandato ditatorial, retirou os direitos políticos e sociais da população. B) Apesar de retrocesso na liberdade política, para os trabalhadores se estabeleceu ampla legislação e direitos, válidos até hoje. C) O avanço nas políticas sociais e econômicas beneficiou somente investidores externos. D) Com a afirmação entende-se que Getúlio não favorecia qualquer política social, pois era um governo ditatorial. E) N. D. A
Soluções para a tarefa
Sobre o governo de Getúlio Vargas e o período após a implantação do Estado Novo, de acordo com as informações prestadas no texto, está correta a alternativa: B) Apesar de retrocesso na liberdade política, para os trabalhadores se estabeleceu ampla legislação e direitos, válidos até hoje.
Estado Novo, direitos trabalhistas e Getúlio Vargas
O governo de Getúlio Vargas foi o responsável por profundas mudanças na estrutura do capitalismo brasileiro. Houve intenso avanço industrial no Brasil, antes um país com poucas iniciativas industriais, concentradas em São Paulo e Rio de Janeiro. O avanço da industrialização foi também o avanço da urbanização brasileira, mudando também o perfil de imensa parte da população do país.
Politicamente, o governo de Getúlio Vargas apresenta contradições, como retrocessos na liberdade política através de golpes de Estado, e avanços como a garantia do voto para mulheres.
Para saber mais sobre o governo de Getúlio Vargas, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/40322777
#SPJ4