Após a análise dos mapas acima, responda as questões abaixo:
1) Quais relações podem ser feitas entre os três mapas?
2) As regiões com os maiores fenômenos representados são as mesmas nos três mapas?
justifique dando exemplos.
3) Qual a situação do Brasil nos três mapas? Explique as hipóteses levantadas em cada um.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) Observando os mapas, pode-se ver no primeiro que as grandes/maiores concentrações populacionais e de desenvolvimento urbano estão no hemisfério norte: nos EUA, Europa e região da Indochina, isso está relacionado com o segundo mapa, que mostra o tráfego aéreo muito mais forte entre as nações do hemisfério norte. Por último, o mapa de emissões de CO2 releva a consequência disso, tendo o hemisfério norte grande emissão de CO2, sendo responsável pela grande maioria dessas emissões.
2)Sim, as regiões com maiores fenômenos representados são praticamente as mesmas nos três mapas, havendo urbanização e população elevadas, altos fluxos de tráfego aéreo e elevadas emissões de CO2 (mesmo que a Europa seja menos concentrada que a Indochina e os EUA) em todas as regiões (EUA, Indochina e Europa)
3) Nos 3 mapas, o Brasil se mostra com alguma relevância, mas não no mesmo patamar que as três regiões do hemisfério norte anteriormente citadas.
No primeiro mapa, o Brasil se releva com densa concentração populacional ao longo do seu litoral, mas com uma ocupação populacional insignificante no interior do território nacional, de forma que a concentração elevada próxima do litoral não é suficiente para se equiparar em escala às populações concentradas do norte. Isso se deve à forma de desenvolvimento da economia brasileira, que foi sempre orientada para fora, para o setor externo, e não para o desenvolvimento interno. Isso também se deve às presentes práticas de grandes latifúndios monocultores na agricultura interior brasileira.
No segundo mapa, o Brasil também apresenta tráfego aéreo levemente relevante porém mísero perto dos índices dos EUA, Europa e Indochina. Isso se deve ao fato de que o desenvolvimento econômico no Brasil não é elevado para permitir tantas viagens empresariais ou mesmo de turismo por parte da população brasileira, além de que os fluxos de negócios internacionais não passam pela américa do sul como um ponto estratégico. A orientação da economia brasileira, subordinada ao setor externo, faz com que o poder dessa economia frente a outras seja baixo, não trazendo muita renda ou necessidade de fluxos internacionais de pessoas tão grandes.
No terceiro mapa, a baixa emissão de CO2 pelo Brasil revela o baixo padrão de industrialização do país, o baixo dinamismo econômico do país. Não é, como no caso da Europa, uma redução qualitativa nas emissões por questões ambientais, mas sim um baixo dinamismo econômico e baixo desenvolvimento que seguram os níveis de atividade econômica do Brasil a níveis baixos e orientados para o comércio externo, incapazes de desenvolver o país e o travando em seu desenvolvimento.
Por favor, me dá melhor resposta se puder, obrigado.
Explicação: