Biologia, perguntado por Alvarotavaress, 10 meses atrás

Apoptose é uma forma de morte celular programada, ou "suicídio celular". É diferente de necrose, na qual as células morrem por causa de uma lesão. A apoptose é um processo ordenado, no qual o conteúdo da célula é compactado em pequenos pacotes de membrana para a "coleta de lixo" pelas células do sistema imunológico. A apoptose remove as células durante o desenvolvimento, elimina as células potencialmente cancerosas e infectadas por vírus, e mantém o equilíbrio no corpo. Assim sendo, uma célula neoplásica maligna sofre apoptose? Sim ou não? Por que?

Soluções para a tarefa

Respondido por cbbbiocienciasp3hzec
4

Resposta:

Não.

Explicação:

Apoptose é a morte celular programada. Células cancerosas sofrem mutações que acarretam na perda da capacidade da célula fazer apoptose. Por esse motivo elas seguem se multiplicando indefinidamente.

Respondido por zazagoncalvessonino
2

Resposta:

Apoptose é uma forma de morte celular programada, ou "suicídio celular". É diferente de necrose, na qual as células morrem por causa de uma lesão.

A apoptose é um processo ordenado, no qual o conteúdo da célula é compactado em pequenos pacotes de membrana para a "coleta de lixo" pelas células do sistema imunológico.

A apoptose remove as células durante o desenvolvimento, elimina as células potencialmente cancerosas e infectadas por vírus, e mantém o equilíbrio no corpo.

Esse termo é utilizado para dizer que houve morte das células daquele local e elas estão passando por um processo progressivo de degeneração. Sendo assim, a necrose consiste em alterações morfológicas que podem ser vistas após a morte celular de um tecido.

Necrose de liquefação: Nesse tipo de necrose, há o aumento de células inflamatórias, por isso, esse processo é característico de infecções. Também pode acontecer em decorrência da hipóxia (baixo teor de oxigênio) do sistema nervoso. As células mortas são completamente destruídas e transformam-se em uma massa viscosa, dando um aspecto mole à área necrosada.

Necrose caseosa: Nesse tipo de necrose, o tecido afetado apresenta uma aparência de massa granular branca, que lembra muito ricota. Ela é encontrada com frequência em casos de tuberculose.

Necrose gordurosa: Esse é um tipo especial de necrose que ocorre em áreas de destruição de gorduras por causa da ação de lipases. É encontrada principalmente em casos de pancreatite aguda e na necrose gordurosa da glândula mamária.

Necrose de coagulação: Nesse tipo de necrose, observa-se a morte das células, em geral, por causa da hipóxia. Ela ocorre predominantemente em tecidos com alto teor de proteína, e, nesse processo, os tecidos continuam firmes e a sua estrutura permanece por alguns dias. A coloração da área afetada é quase sempre esbranquiçada.

Perguntas interessantes