apontea relaçao da natureza e o homem ; no filme doador de memorias
Soluções para a tarefa
Resposta:
jonas vive em uma sociedade ideal, onde não há desigualdade, preconceito, violência, guerras e sofrimento; em compensação, qualquer possível causa de desequilíbrio e discórdia entre as pessoas foi exterminada, e os anciãos cuidam para que a estabilidade reine na pequena comunidade. Logo, não existem mais as emoções, as cores, os animais, a música, a diversidade e a busca pela felicidade e ideais próprios. A vida funciona de maneira pacata, estável e perfeita.
Quando atinge a idade de ser designado à profissão que exercerá pelo resto de sua vida, com base em características meticulosamente observadas desde seu nascimento, Jonas se vê muito mais aflito e preocupado que seus amigos. Em seu íntimo, tem receio de não ser normal e, por isso, não possuir talento algum que beneficie a sociedade. Após um susto na cerimônia de designação, quando a chefe dos anciãos pula seu nome da lista e o deixa para o final, causando apreensão em todos os conhecidos do garoto e um extremo nervosismo a ele, finalmente descobre que será o próximo receptor de memórias, profissão um tanto quanto misteriosa, exercida por uma única pessoa.
Logo recebe as instruções de sua nova rotina, e no dia seguinte se apresenta ao antigo receptor, que agora lhe transmitirá todo seu conhecimento atuando como doador de memórias. Jonas descobre que a vida era completamente diferente há algumas gerações, e o receptor é o único encarregado de tomar conhecimento da história da humanidade e então auxiliar as pessoas da sociedade atual com conselhos baseados em uma sabedoria adquirida através do passado. Logo no primeiro dia de trabalho, o garoto tem um grande impacto com a primeira memória que lhe é transmitida, onde pode ver a neve, não mais existente naquela aldeia onde até a natureza e o clima são controlados de modo que o equilíbrio e normalidade prevaleçam.O jovem deixa de tomar as injeções matinais obrigatórias a todos, adquire aos poucos a capacidade de ver as cores de seu mundo, e então decide compartilhar parte de suas descobertas com Fiona, sua melhor amiga, por quem descobre estar apaixonado. Ao entrar em contato com o que havia de melhor no mundo, Jonas não consegue entender o motivo de as coisas não serem mais da mesma forma, ou de as pessoas de sua sociedade serem privadas de uma existência tão fascinante e intensa. Entretanto, chega a hora de receber do doador as memórias que fizeram com que as coisas precisassem ser tão drasticamente alteradas, e o novo receptor fica horrorizado ao vivenciar cenas de guerra, violência e morte.
Ao descobrir que muito é ocultado na sociedade em que vive, e se confrontar com o grande dilema de libertar ou não a aldeia das mentiras e limitações do mundo atual, Jonas decide que apesar de toda a negatividade que presenciou através das memórias, o lado do bem é capaz de compensar todo o mal, e as pessoas merecem a experiência única que é uma vida com sensações e sentimentos. Os anciãos notam que o jovem começa a alterar a ordem das coisas a seu redor, mas decidem intervir tarde demais; ele consegue passar os limites da aldeia, e agora está em suas mãos o destino da humanidade.
Explicação: