Aponte situações no processo do metabolismo energético em que pode ser evidenciar os aspectos dissipativos e conservativos da energia.
Soluções para a tarefa
O processo de fosforilação de glicose é um exemplo em que ocorrem aspectos dissipativos de energia, enquanto a transformação de energia química em energia cinética é um exemplo de aspecto conservativo.
Forças Conservativas e Dissipativas
Consideramos como forças dissipativas aquelas que agem em um sistema para que possa modifica-lo e forças conservativas aquelas que não agem de forma a modificar sua energia.
Forças Conservativas
As forças conservativas não modificam a energia mecânica do sistema, apenas transforma-as em outra forma de energia.
A energia dos alimentos, por exemplo, é modificada quimicamente para se transformar em fonte de energia utilizável pelo corpo humano. A energia sintetizada será empregada na manutenção dos órgãos, realização de atividades e manutenção da homeostase corporal.
Forças Dissipativas
As forças dissipativas são conhecidas também como forças não conservativas. Elas atuam, basicamente, transformando energia mecânica em outras formas de energia, por exemplo, o calor, o som e a deformação.
Na produção de glicose-6-fosfato a partir da ATP e glicose, a quebra de ATP libera energia, na qual parte será utilizada para reagir glicose com fosfato. O restante da energia excedente é liberado ao organismo na forma de calor. A mesma dissipação de energia ocorre, por exemplo, nos processos de oxidação e redução, onde a energia excedente é dissipada ao meio na forma de calor.
Entenda mais sobre metabolismo energético aqui: https://brainly.com.br/tarefa/11920330
#SPJ1