Filosofia, perguntado por x1052, 1 ano atrás

Aponte pelo menos 4 diferenças entre o mito e filosofia​

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
5

O mito da Caverna de Platão - no qual todos nós, humanidade, segundo Platão, vivemos em uma caverna e apenas vemos sombras e reflexos do que é a verdade lá fora.

O mito de Hércules, o homem lendário extremamente forte, por ser filho de um deus - Zeus - com uma mortal, o qual vagou pela Terra, pagando por suas penas por ter escolhido viver entre os mortais, e teve que realizar os doze trabalhos para se ver livre de sua punição.

O mito de Atlântida, a terra lendária onde vivia uma civilização muito evoluída, uma ilha que afundou nas águas e da qual ninguém teve sequer acesso ou vestígio de sua população.

São vários os mitos e lendas filosóficas.

Tem o da Caixa de Pandora - que abriu a caixa onde estavam guardados todos os males do mundo

O Prometeu acorrentado - que roubou o fogo dos deuses para dar à gente da Terra

etc

O mito é uma representação fantasiosa, espontaneamente delineada pelo mecanismo mental do homem, a fim de dar uma interpretação e uma explicação aos fenômenos da natureza e da vida.

Do mito foram dadas as mais diversas interpretações, das quais as principais são: mito-verdade e mito-fábula.

Segundo a interpretação “mito-verdade”, o mito é uma representação fantasiosa que pretende exprimir uma verdade; segundo a interpretação "mito-fábula", ele é uma narração imaginosa sem nenhuma pretensão teórica. Para a primeira interpretação, os mitos são as únicas explicações das coisas que a humanidade, nos seus primórdios, estava em condições de fornecer e nas quais ela acreditava firmemente. Para a segunda interpretação, eles são representações fantasiosas nas quais ninguém jamais acreditou muito menos seus criadores.


x1052: Obg!!
Perguntas interessantes