Aponte o principal temor das elites criollas com respeito ao processo de independência da Espanha.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Esse modelo foi escolhida pelas elites criollas porque elas ambicionavam mudanças políticas sem transformações socioecônomicas profundas e temiam confrontos que ameaçariam sua posição de mando.
O principal medo das elites criollas, durante o processo de independência, era a perda do poder político e econômico que possuíam.
Medo das Elites Criollas
Durante o processo de independência das colônias na América espanhola, houve o medo das elites pela maior participação popular e em decorrência disso, houvesse uma reforma nos ramos econômicos e políticos.
A participação da elite criolla nos processos de emancipação era puramente voltados para o seu beneficiamento, ou seja, a retirada dos príncipes espanhóis, para a tomada do poder por eles.
Esse medo cresceu após a revolução haitiana que foi liderada pelos escravos e pela camada popular e promoveram a execução da elite e a tomada do poder pelos escravos, realizando um governo de caráter popular e anti escravista.
Medo no Haitianismo
Um exemplo bem claro desse medo, foi no Movimento Mexicano, acontecido em 1810. O Movimento Mexicano foi um levante popular, contra o governo espanhol, e reivindicava a independência e juntamente pregavam o fim da escravidão e o prevalecimento da igualdade racial.
Esse movimento foi violentamente reprimido pelas tropas espanholas mas também teve muita participação da elite criolla para ajudar a conter esse movimento que desejava mudar as bases escravistas pelas quais mantinham as suas riquezas.
Saiba mais sobre "Terror das Elites Criollas a respeito ao processo de independência da Espanha" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/48458919
#SPJ3