aponte aspectos que contribuiram para o processo de desintegração do socialismo europeu
Soluções para a tarefa
Resposta: Os principais aspectos que contribuíram para o declínio do sistema socialista no leste europeu foram a insatisfação popular, crise política interna, atraso tecnológico, economia em frangalhos e um modelo que não funcionava na prática, gerando atraso e consequências sociais.
Com isso, em meados de 1980 a população do leste europeu já começou a pressionar os dirigentes socialistas a realizarem uma abertura política e econômica, pois as pessoas percebiam que isso estava funcionando na Europa Ocidental, que crescia e se desenvolvia mais que a Oriental.
Com muito custo e pobreza a União Soviética perdurou até 1991, quando foi finalmente dissolvida no dia 26 de dezembro, marcando o fim do regime socialista e o ápice do declínio do sistema socialista no leste europeu.
Resposta:
A criação do socialismo como regime político-econômico visava sufocar e extinguir o sistema que vigorava no final do século XIX, o capitalismo. As ideias socialistas almejavam implantar uma sociedade mais justa e igualitária.
Os principais idealizadores do socialismo foram os alemães Karl Marx e Friedrich Engels, após uma profunda análise no sistema capitalista eles proporam a estruturação de uma sociedade alicerçada no regime socialista.
A partir daí, as ideias do regime socialista se espalharam pelo mundo e muitos países as implantaram. No entanto, tais nações não instituíram o socialismo aos moldes propostos por Karl Marx e Friedrich Engels. Desse modo, o socialismo aplicado em diversas nacionalidades recebeu o nome pelos estudiosos de “socialismo real”, ou seja, aquele que realmente foi colocado em prática.
Explicação: