Aponte a diferença entre a regionalização de Milton Santos e a oficial do IBGE.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Os “Quatro Brasis” elaborado por Milton Santos e Maria Laura Silveira tem como critério principal de regionalização o “meio técnico-científico-informacional”, isto é, a informação e as finanças estão irradiadas de maneiras desiguais e distintas pelo território brasileiro, determinado “quatro brasis”. São eles: Região Amazônica (inclui os estados do Amapá, Pará, Roraima, Amazonas, Acre e Rondônia. Possui baixas densidades técnicas e demográficas); Região Nordeste (inclui os estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. Foi a primeira região a ser povoada, apresenta uma agricultura pouco mecanizada se comparada à Região Centro-Oeste e à região Concentrada); Região Centro-Oeste (inclui Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do sul e Tocantins. Apresenta uma agricultura globalizada, isto é, moderna, mecanizada e produtiva) e a Região Concentrada (inclui Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. É a região que concentra a maior população, as maiores indústrias, os principais portos, aeroportos, shopping centers, supermercados, as principais rodovias e infovias, as maiores cidades e universidades. Portanto, é a região que reúne os principais meios técnico-científicos e as finanças do país). Já a regionalização oficial do Brasil, elaborada pelo IBGE, tem como objetivo principal de seu trabalho sistematizar as várias "divisões regionais" que vinham sendo propostas, de forma que fosse organizada uma única Divisão Regional do Brasil para a divulgação das estatísticas brasileiras. A Divisão Regional do Brasil em mesorregiões, partindo de determinações mais amplas em nível conjuntural, buscou identificar áreas individualizadas em cada uma das Unidades Federadas, tomadas como universo de análise e definiu as mesorregiões com base nas seguintes dimensões: o processo social como determinante, o quadro natural como condicionante e a rede de comunicação e de lugares como elemento da articulação espacial. São eles: as regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste.
Enquanto a regionalização de Milton Santos tem como base os aspectos socioeconômicos do país, a regionalização do IBGE tem como base questões físicas como os relevos e o clima.
Os quatro Brasis de Milton Santos
Além da tradicional divisão em cinco regiões (Norte, Sul, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), outra regionalização bastante conhecida entre os geógrafos é a proposta por Milton Santos, com base no meio técnico-científico-informacional e suas formas de manifestação no território brasileiro.
Essa regionalização consiste em quatro regiões: Amazônia, Centro-Oeste, Nordeste e Concentrada (Sul e Sudeste).
Para saber mais sobre os quatro brasis de Milton Santos, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/25922686
#SPJ2