apoiar a ampliação das equipes de profissionais da educação para atender à demanda do processo de escolarização dos (das) estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, garantindo a oferta de professores (as) do atendimento educacional especializado, profissionais de apoio ou auxiliares, tradutores (as) e intérpretes de Libras, guias-intérpretes para surdos-cegos, professores de Libras, prioritariamente surdos, e professores bilíngues;". (BRASIL, 2014).
BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o plano nacional de educação - PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 jun. 2014. Edição extra, Seção 1, p. 1-7. Disponível em: . Acesso em: 31 ago. 2015.
Ao determinar a prioridade de surdos na contratação como professores de Libras, o Plano Nacional de Educação colabora para:
Soluções para a tarefa
Acerca de professores surdos, uma das funções do Programa Nacional de Educação é que adultos surdos possam interagir com crianças surdas para promover formas de representação dos surdos na sociedade (Opção B).
Professores surdos treinam crianças surdas
A comunidade surda está se expandindo justamente pela importância dos direitos para representar esses grupos e pela importância de lutar por sua voz ao longo dos anos. Uma das mais novas formas de planejamento educacional nacional é a contratação de profissionais surdos que possam servir de modelo e representar os alunos surdos em sua formação.
À formação de professores surdos, é essencial saber construir a identidade de alunos surdos, então leia também sobre isso, aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/21401820
Abaixo, a continuação deste enunciado
Escolha uma:
a. Que as crianças surdas se tornem preguiçosas para aprenderem a falar oralmente, ficando restritas a interação com outros surdos.
b. O contato de crianças surdas com modelos adultos surdos na escola, formando a sua identidade surda.
c. A essencialização da identidade surda como sendo determinada exclusivamente por meio do domínio da Libras.
d. Uma pedagogia corretiva e normalizadora da surdez, que defende a ouvintização.
e. Tornar a escola um lugar cada vez menos acolhedor às diferentes identidades, especialmente a identidade surda.