História, perguntado por lgabrieli, 9 meses atrás

Após a leitura dos textos, responda:
a) Existe semelhança entre os textos1, 2 e 3? Quais?
b) A visão da superioridade branca europeia ainda é presente no imaginário da população?
c) No texto 1, 2 ou 3, você reconhece algum traço do discurso do “mito civilizatório”? Retire um fragmento dos textos que comprove a sua resposta.
d) O racismo que existe na atualidade pode ser relacionado com a ideia de superioridade branca difundida no século XIX?
e) Comente a afirmação a seguir, apontando se concorda ou não com ela e justifique seu resposta: As teorias “científicas” que institucionalizam o racismo no século XIX servem de
pano de fundo para a ação imperialista da Europa nos continentes africano e asiático e
deixam como legado um racismo estrutural que se perpetua nas sociedades coloniais
até os dias de hoje.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por vitorbiajone
3

Resposta:

conclui que há uma idéia de superioridade quando, por meio de práticas racistas, existe a intenção de tornar menor o outro, seja ele de outra classe, cor, nacionalidade, etnia.

[...] o racismo é uma ilusão de superioridade. O racista se acha superior àquele a quem se compara: ele nasceu pra mandar e o outro, visto como inferior a ele, para obedecer. O racismo, então, é antes de tudo é uma expressão de desprezo por uma pessoa. Às vezes não por causa de suas características, mas por aquela pessoa pertencer a outro grupo .

Respondido por tainambiajone
2

Resposta:

As visões deterministas ainda estão muito presentes no imaginário social brasileiro, como por exemplo as afirmações que baianos são preguiçosos, negros são menos inteligentes, entre outros.

Os preconceitos tanto de região, quanto por racismo, estão intrincados no imaginário popular brasileiro graças aos mais de 300 anos de escravidão, que estabeleceu as estruturas de dominação por raça no país, tendo uma visão de uma como superior a outra.

resposta da (B)

Perguntas interessantes