Aplogia de Sócrates
O que vós, cidadão atenienses, haveis sentido, com o manejo dos meus
acusadores, não sei; certo é que eu, devido a eles, quase me esquecia de
mim mesmo, tão persuasivamente falavam. Contudo, não disseram, eu
o afirmo, nada de verdadeiro. Mas, entre as muitas mentiras que
divulgaram, uma, acima de todas, eu admiro: aquela pela qual disseram
que deveis ter cuidado para não serdes enganados por mim, como
homem hábil no falar.
Mas, então, não se envergonham disto, de que logo seriam desmentidos
por mim, com fatos, quando eu me apresentasse diante de vós, de
nenhum modo hábil orador? Essa me parece a sua maior imprudência,
se, todavia, não denominam "hábil no falar" aquele que diz a verdade.
Porque, se dizem exatamente isso, poderei confessar que sou orador,
não porém à sua maneira.
Assim, pois, como acabei de dizer, pouco ou absolutamente nada
disseram de verdade; mas, ao contrário, eu vo-la direi em toda a sua
plenitude. Contudo, por Zeus, não ouvireis, por certo, cidadão
atenienses, discursos enfeitados de locuções e de palavras, ou
adornados como os deles, mas coisas ditas simplesmente com as
palavras que me vieram à boca; pois estou certo de que é justo o que
eu digo, e nenhum de vós espera outra coisa. Em verdade, nem
conviria que eu, nesta idade, me apresentasse diante de vós, ó cidadãos,
como um jovenzinho que estuda os seus discursos. E todavia, cidadãos
atenienses, isso vos peço, vos suplico: se sentirdes que me defendo
com os mesmos discursos com os quais costumo falas nas feiras, perto
dos bancos, onde muitos de vós tendes ouvido, e em outros lugares,
não vos espanteis por isso, nem provoqueis clamor. Porquanto, há o
seguinte: é a primeira vez que me apresento diante de um tribunal, na
idade de mais de setenta anos: por isso, sou quase estranho ao modo de
falar aqui. Se eu fosse realmente um forasteiro, seu dúvida,
perdoaríeis, se eu falasse na língua e maneira pelas quais tivesse sido
educado; assim também agora vos peço uma coisa que me parece justa:
permiti-me, em primeiro lugar, o meu modo de falar - e poderá ser pior
ou mesmo melhor - depois, considerai o seguinte, e só prestai atenção
a isso: se o que digo é justo ou não: essa, de fato, é a virtude do juiz,
do orador - dizer a verdade.
Que tipo de ideia filosófica este texto expressa?
O que é filosofia pra você?
Qual(is) o objeto de estudo da filosofia?
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