“Apesar de todas as interferências recentes no processo de alfabetização, o “entulho” − para usar a expressão de Cagliari (1998, p. 31) – que se acumulou com o tempo, enchendo a alfabetização de insignificantes exercícios de prontidão e coisas semelhantes, está sendo eliminado muito lentamente da prática escolar. Enquanto o ensino ficou preso à autoridade dos mestres, métodos e livros, que tinham todo o processo preparado de antemão, constatou-se que muitos alunos que não trabalhavam segundo as expectativas impostas eram considerados incapazes e acabavam de fato não conseguindo se alfabetizar. (...). A presença de um grande número de professores alfabetizadores que sequer são capazes de avaliar o que vêem diante de seus olhos, que não sabem avaliar com precisão se um método é bom ou não acaba por estimular o fracasso escolar. Atualmente, não só existem milhões de pessoas analfabetas, como também pessoas que foram de fato mal-alfabetizadas. Porém, é necessário salientar que nenhum método educacional garante bons resultados sempre e em qualquer lugar; isso só se obtém com a competência do professor.” (ALMEIDA, 2010, p.18-19). Entretanto, em meio a todo este contexto, podemos observar, hoje, um novo caminho sendo trilhado no mundo da alfabetização, com novas propostas. Considerando estas novas propostas, analise as asserções a seguir:
Soluções para a tarefa
Em relação a alfabetização é possível definir que as novas metodologias para alfabetizar levam em conta a alfabetização e o letramento, sendo que é preciso mais do que somente interpretar o código, mas deve-se entender a aplicação desse código.
A alfabetização e o letramento em foco
Alfabetizar consiste em ajudar o aluno a entender o código gráfico. Porém, a alfabetização, nos dias de hoje, não se faz sem o letramento, ou seja, sem a compreensão daquilo que está sendo escrito. Portanto, alfabetização e letramento andam juntos.
Os métodos para a alfabetização mudaram e com o passar do tempo o método da cartilha acabou ficando ultrapassado. Hoje, o método fônico comanda o processo de alfabetização, ou seja, compreender os sons das letras é o primeiro passo para que o ser possa se alfabetizar.
Saiba mais sobre a alfabetização em:
https://brainly.com.br/tarefa/34928838
https://brainly.com.br/tarefa/22624686?source=archive
B - I. resposta