Apesar de ser uma planta largamente consumida pelo homem, a mandioca se preparada inadequadamente, causa uma intoxicação, que não raro se mostra fatal. A raiz da mandioca contém uma substância que se chama linamarina. Essa substância faz parte de um grupo de compostos chamados de glicosídeos cianogênicos, e estão presentes principalmente na casca da mandioca, mas é possível encontra-los também na parte branca comestível. Sob ação da linamarase, enzima presente nos tecidos da mandioca, a linamarina se decompõe, liberando outras substâncias. Uma das substâncias liberadas é o HCN, que foi usado em câmaras de gás para a execução de condenados a morte. Na corrente sanguínea o HCN se ioniza e o ânion formado se liga à enzima citocromoxidade, fundamental para as células consumirem o gás oxigênio transportado pelo sangue. Desta forma o indivíduo pode morrer por asfixia.
Observe a reação de hidrólise (quebra) da linamarina pela linamarase:
Analise as seguintes afirmativas:
I – A substância A formada possui a função química cetona.
II – O HCN é o ácido cianídrico, um hidrácido fraco, ou seja, tem baixo grau de ionização, liberando menos ions H+ no meio do que um ácido forte.
III – Uma maneira de eliminar o ácido cianídrico é deixar a mandioca descascada de molho na água. Assim o HCN se solubiliza na água. Posteriormente, basta descartar a água que contém o HCN solubilizado.
IV – A ionização do HCN em água pode ser representada pela equação:
HCN H+ (aq) + CN–(aq)
V- O ânion formado se chama Cianeto (CN-)
Pode-se afirmar que:
A)
Todas as afirmativas estão corretas.
B)
Todas as afirmativas estão incorretas.
C)
Somente as afirmativas II e III estão corretas.
D)
Somente as afirmativas I e III estão corretas.
E)
Somente as afirmativas III e IV estão corretas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
8
A)
Todas as afirmativas estão corretas.
Observa-se que a substância A apresenta a função química cetona, uma função bastante comum em compostos carboxilados com a presença de oxigênio.
Além disso, em se tratando do ácido cianídrico, compreende-se um ácido fraco, de forma que sua ionização libera poucos íons H+, além de que a solubilização ocorre através da descascação da mandioca em água, facilitando o processo.
aghatacristhie27:
obrigada me salvou com a resposta
Perguntas interessantes