Apesar de se constituir em uma categoria central da existência para a expressão de nossas potencialidades, o trabalho pode muitas vezes perder sua função libertadora, como apontaram vários filosóficos e de acordo com o que podemos observar com frequência em nosso cotidiano. Por que isso acontece? Na interpretação de Marx, ao longo da história, a dominação de uma classe social sobre outra desviou o trabalho de sua função positiva. Em vez de servir ao bem comum, passou a ser utilizada para o enriquecimento de alguns. De ato de criação virou rotina de reprodução. De recompensa pela liberdade transformou-se em castigo. Enfim, em vez de constituir um elemento de realização de nossas potencialidades, converteu-se em instrumento de alienação. A palavra alienação vem do latim alienare, “tornar algo alheiro a alguém”, isto é, “tornar algo pertencente a outro”. Segundo Marx, alienação seria aquele em que o indivíduo, principalmente no capitalismo, após transferir suas potencialidades para seus produtos, deixa de identificá-los como obra sua. Os produtos “não pertencem” mais a quem os produziu. Com isso, são “estranhos” a ele, seja no plano econômico, psicológico, seja no plano social. Na sociedade contemporânea, o processo de alienação atinge múltiplos campos da vida humana, impregnando as relações das pessoas com o trabalho, o consumo, o lazer, seus semelhantes e consigo mesmas. Dentre as alternativas abaixo, qual NÃO pertence à maneira como Karl Marx define a alienação do trabalho? * A. A alienação do trabalho impõe ao operário a renúncia à criatividade e à humanidade. B. Um aspecto relevante da forma como Marx aborda a alienação é a consideração segundo a qual, sob o capitalismo, o trabalhador é mercadoria. C. É da alienação do trabalho que procedem todas as demais alienações que encontramos no seio da vida social. D. O trabalho sob o capitalismo permite que a riqueza produzida seja proporcional à riqueza espiritual do trabalhador: quanto mais produz, mais livre o humano se encontra. E. O trabalho é externo ao trabalhador: não pertence ao seu ser. No trabalho alienado, o humano não se afirma, não encontra sua esperada satisfação.
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D) O trabalho sob o capitalismo permite que a riqueza produzida seja proporcional à riqueza espiritual do trabalhador: quanto mais produz, mais livre o humano se encontra.
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