História, perguntado por Dryka144, 1 ano atrás

apesar de a reforma ter sido uma ruptura da unidade religiosa , não se tratou de um movimento somente religiosos . Que fatos ocorriam na época da reforma que justificam essa afirmação ?

Soluções para a tarefa

Respondido por birokeid
11
A Reforma, como diz a questão, foi motivada por um complexo de causas que ultrapassaram os limites da mera contestação religiosa.
As graves críticas contra a Igreja não permitiam mais consertar internamente esses erros.

Novas interpretações da Bíblia:
Depois da difusão da imprensa aumenta o número de exemplares da Bíblia e surge uma vontade individual de entender as verdades divinas sem a intermediação dos padres.

Corrupção do clero:
O alto clero estimulava negócios envolvendo religião, como a simonia, vendendo espinhos, falsos, que cortaram Jesus, panos em que ele fora seputado e afins. Além disso existiam as Indulgências, onde vendiam o perdão pelos pecados.

Sentimento nacionalista:
A Igreja passa a perder o seu poder, anteriormente se afirmando como instituição universal que unia os cristãos. Os Estados passaram a prezar sua língua, seu povo e tradições. A Reforma Protestante correspondeu com esses interesses nacionalistas. Por exemplo, a divulgação da Bíblia na língua nacional de cada país e não apenas no Latim.
Perguntas interessantes