Biologia, perguntado por luishenrique894199, 1 ano atrás

Apesar de a anemia ser uma doença grave e letal, a presença do alelo mutante pode ser uma vantagem evolutiva para seus portadores. Explique essa contradição

Soluções para a tarefa

Respondido por barrosluca97
0

Se vc estiver se referindo à anemia falciforme (ou siclemia) sabe-se que essa anomalia é determinada por um gene dominante (S) que só se manifesta em homozigose (SS). Os indivíduos heterozigotos (Ss) são assintomáticos mas portadores do gene S. Os indivíduos recessivos (ss) são normais.

Na siclemia, uma das cadeias proteicas da hemoglobina possui o aminoácido valina em vez do ácido glutâmico; isso origina a hemoglobina "S", menos eficiente no transporte de O₂ do que a hemoglobina normal (chamada de "A"). As hemácias adquirem um formato de meia-lua ou foice (daí o nome "falciforme"), rompendo-se facilmente. O diagnóstico pode ser feito precocemente através do "teste do pezinho" em recém-nascidos.

Acredita-se que a mutação que originou esse gene S se mostrou uma vantagem adaptativa nas regiões onde a mortalidade por malária é muito alta (centro-oeste da África, leste da Ásia e Índia). Os indivíduos siclêmicos não adquirem malária (pois o parasita Plasmodium sp só completa seu ciclo de vida dentro de hemácias normais).


Espero ter ajudado.

Perguntas interessantes