Apesar das pressões e da inexistência, a essa altura, de uma sólida base de apoio a seu governo, Getúlio equilibrava-se no poder. Faltava à oposição um acontecimento suficientemente traumático que levasse as Forças Armadas a ultrapassar os limites da legalidade e depor o presidente. Esse acontecimento foi proporcionado pelo círculo dos íntimos de Getúlio.FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2013, p. 355.A respeito do trecho acima, qual foi o acontecimento que levou ao desmoronamento do segundo governo de Getúlio Vargas?
a)vazamento da proposta de criação da Petrobras.
b)nomeação de João Goulart como ministro.
c)escândalos de corrupção envolvendo propriedades ilegais de Vargas denunciado pelo jornal Tribuna da Imprensa.
d)Atentado da Rua Tonelero, organizado contra Carlos Lacerda.
Soluções para a tarefa
Resposta:
é a letra D meu amigo porque é atentado da Rua tonelero organizado contra carlos lacerda
O acontecimento que levou ao desmoronamento do segundo governo Vargas foi o: d) Atentado da Rua Tonelero, organizado contra Carlos Lacerda.
O segundo governo de Vargas chegou ao fim a partir do atentado organizado contra Carlos Lacerda e ocorrido na Rua Tonelero, ocorrido na data de 5 de agosto de 1954.
Esse atentado caracterizou-se por ser violento e de caráter político, que resultou na morte de Carlos Lacerda, um jornalista que investigava os políticos brasileiros, além de representar importante oposição ao presidente em vigência, Getúlio Vargas.
Getúlio Vargas foi o presidente que governou o Brasil pelo maior período, por dois mandados. A era Vargas caracteriza-se pela instalação da fase da ditadura, chamada de Estado Novo. Seus dois mandatos foram marcados pela criação de estatais e leis trabalhistas.
Saiba mais sobre Getúlio Vargas em: brainly.com.br/tarefa/7351847
Bons estudos!