ENEM, perguntado por ke2yaedli4sos, 1 ano atrás

Apesar da riqueza das florestas tropicais, elas estãogeralmente baseadas em solos inférteis e improdutivos.Grande parte dos nutrientes é armazenada nas folhas quecaem sobre o solo, não no solo propriamente dito. Quandoesse ambiente é intensamente modificado pelo ser humano,a vegetação desaparece, o ciclo dos nutrientes é alterado ea terra se torna rapidamente infértil.CORSON, Walter H. Manual global de ecologia, 1993.No texto anterior, pode parecer uma contradição aexistência de florestas tropicais exuberantes sobre solospobres. No entanto, este fato é explicado pela:a) Profundidade do solo, pois, embora pobre, sua espessuragarante a disponibilidade de nutrientes para a sustentaçãodos vegetais da região.b) Boa iluminação das regiões tropicais, uma vez que aduração regular do dia e da noite garante os ciclos dosnutrientes nas folhas dos vegetais da região.c) Existência de grande diversidade animal, com númeroexpressivo de populações que, com seus dejetos, fertilizamo solo.d) Capacidade de produção abundante de oxigênio pelasplantas das florestas tropicais, consideradas os “pulmões domundo”.e) Rápida reciclagem dos nutrientes potencializada pelocalor e umidade das florestas tropicais, o que favorece avida dos decompositores.

Soluções para a tarefa

Respondido por Sabrinaalmeid4
147

Olá,

e) Rápida reciclagem dos nutrientes potencializada pelo calor e umidade das florestas tropicais, o que favorece avida dos decompositores.

As florestas tropicais são o pulmão do mundo, elas são extremamente abundantes e diversificadas. Mas o solo delas é incrivelmente pobre, os nutrientes não se infiltram com muita facilidade, na verdade eles se perdem de forma rápida.

Assim a umidade e o rápido calor facilitam com que os nutrientes sejam rapidamente absorvidos, a camada orgânica formada pelas folhas que caem das árvores facilita a aborção e também no crescimento das árvores, fazendo com elas estejam saudáveis.

Respondido por passosemilylucinda
54

Resposta:

Oi.

Explicação:

e) Rápida reciclagem dos nutrientes potencializada pelo calor e umidade das florestas tropicais, o que favorece avida dos decompositores.

Perguntas interessantes