Apesar da riqueza das florestas tropicais, elas estão geralmente baseadas em solos inférteis e improdutivos. Grande parte dos nutrientes é armazenada nas folhas que caem sobre o solo, não no solo propriamente dito. Quando esse ambiente é intensamente modificado pelo ser humano, a vegetação desaparece, o ciclo dos nutrientes é alterado e a terra se torna rapidamente infértil. (CORSON, Walter H. Manual Global de Ecologia,1993) No texto acima, pode parecer uma contradição a existência de florestas tropicais exuberantes sobre solos pobres. No entanto, este fato é explicado pela (A) profundidade do solo, pois, embora pobre, sua espessura garante a disponibilidade de nutrientes para a sustentação dos vegetais da região. (B) boa iluminação das regiões tropicais, uma vez que a duração regular do dia e da noite garante os ciclos dos nutrientes nas folhas dos vegetais da região. (C) existência de grande diversidade animal, com número expressivo de populações que, com seus dejetos, fertilizam o solo. (D) capacidade de produção abundante de oxigênio pelas plantas das florestas tropicais, consideradas os “pulmões” do mundo. (E) rápida reciclagem dos nutrientes, potencializada pelo calor e umidade das florestas tropicais, o que favorece a vida dos decompositores.
Soluções para a tarefa
Conforme o texto, o solo de florestas tropicais muitas vezes é infértil e as folhas contém grande parte dos nutrientes armazenados em sua biomassa.
Esses nutrientes podem ser metais essenciais como ferro, cobre, potássio, cálcio, além de outros elementos não-metálicos como enxofre, fósforo, nitrogênio.
Quando essas folhas são depositadas sobre o solo, a ação dos organismos decompositores é responsável por reciclar esses nutrientes, tornando-os disponíveis para outras espécies utilizarem.
O fato de que nessas florestas existem condições ótimas como alta umidade e temperatura alta, que aceleram esse processo de decomposição, é a chave para a rápida disponibilidade de nutrientes em um ambiente onde o solo é infértil.
Resposta: E.
A letra E.
A elevada umidade e a temperatura alta favorecem os organismos decompositores. Dessa forma, nas florestas tropicais a ciclagem de nutrientes ocorre de maneira muito rápida, fundamental para a manutenção dessas florestas em solos pobres.