Apenas socorro, apenas.
͢ . História
›1. Sobre as revoltas emancipacionistas ocorridas no Brasil na segunda metade do século XVIII, responda questões seguintes.
a) Quais os motivos para a ocorrência da Inconfidência Mineira?
b) Quais os motivos para a ocorrência da Conjuração Baiana?
c) Quais os fatos e filosofias que influenciaram as revoltas separatistas que ocorreram no Brasil? (Lembre-se do iluminismo)
d) Como acabaram a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana?
›2. Sobre o Período e as Guerras Napoleônicas, responda às questões seguintes.
a) Como Napoleão Bonaparte chegou ao poder na França? Como ele se tornou Imperador dos Franceses?
b) Ao assumir o poder, Napoleão promulgou o chamado "Código Civil". Explique do que se tratava esse documento e o seu significado.
c) O que foram as Guerras de Coligação? Como Napoleão agia para enfrentá-las?
d) O que foi o Bloqueio Continental? Qual a relação desta política napoleônica com o início da Campanha da Rússia, em 1812?
e) Qual a relação do Bloqueio Continental com a transferência da Família Real Portuguesa para o Brasil?
f) Após a derrota de Napoleão, formou-se o Congresso de Viena. O que foi esta reunião e qual era o seu propósito?
g) Quais eram o perfil e os princípios estabelecidos pelo Congresso de Viena?
›3.Sobre o Período Joanino no Brasil (1808-1821), responda às questões a seguir.
a) Por que a Família Real portuguesa optou em vir para o Brasil?
b) Qual nação ajudou Portugal a vir para o Brasil? Qual era o interesse dela?
c) Ao chegar ao Brasil, a esquadra real fez duas paradas. A primeira em Salvador e a segunda no Rio de
Janeiro. Por que a esquadra parou em Salvador e qual a medida que dom João tomou quando estava em
Salvador?
d) Qual o significado da Abertura dos Portos às Nações Amigas para a História do Brasil?
e) Para acolher a Corte e a Família Real, o Rio de Janeiro passou por um conjunto de transformações
urbanísticas e arquitetônicas? Cite algumas delas e explique porque elas foram necessárias.
f) Quais as instituições estatais que dom João criou quando estava no Brasil?
g) Quais os impactos sociais da chegada da família real portuguesa ao Rio de Janeiro?
Soluções para a tarefa
a)
Principais causas da Inconfidência Mineira, ciclo do ouro, resumo, Tiradentes. - Medidas autoritárias, tomadas pela corte portuguesa, com relação ao desenvolvimento econômico, político e social do Brasil; ... Cada região aurífera devia pagar 100 arrobas de ouro por ano para a corte portuguesa.
Resposta:
1. a) A inconfidência mineira ocorreu devido à elevada taxação em cima do ouro de Minas pelo governo real do império português. Ademais, a inconfidência tinha raízes no movimento de independência dos estados unidos e no iluminismo, raízes republicanas, apesar de ser um movimento realizado por donos de escravos, que portanto não era abolicionista. Eles buscavam a independência, emancipação, se tornar donos de seus rendimentos e do destino do ouro.
b) A conjuração baiana foi similar, com raízes republicanas, em muito inspirada na revolta do Haití, segundo país nas américas a se tornar independente e um país governado inteiramente por ex escravos. Portanto, a conjuração baiana buscava além da independência, a abolição da escravatura, ela tem raízes em escravos cultos muçulmanos trazidos para trabalhar nas fazendas e na indignação com a coroa, bem como o iluminismo.
c) iluminismo, que influenciou tanto a revolução francesa quanto a independência dos estados unidos da américa, fatos que repercutiram em todo o mundo, encorajando movimentos emancipacionistas.
d) Ambas acabaram com a derrota dos revoltosos pela coroa. No caso a conjuração baiana, houve a ocupação temporária de uma região, que depois foi retomada, e na conjuração baiana os senhores que participaram foram perdoados, porém os escravos foram massacrados.
No caso da inconfidência mineira, Tiradentes era o membro de menor poder aquisitivo, com menos escravos que todos lá, e quando o movimento foi denunciado antes que pudesse realizar seus planos, Tiradentes foi escolhido como aquele com o qual seria feita uma punição exemplar, ele foi o único preso e, posteriormente, foi morto e teve as partes de seu corpo carregadas de volta até Minas (foi morto no Rio), para ser exibido como exemplo.
2. a) Napoleão chegou ao poder na frança por parte dos movimentos revolucionários, eles buscavam colocar no poder alguém que seria aceito pelos francesas e napoleão era bem popular como general durante a revolução, sendo um homem de baixo escalão mas que subiu ao topo, se tornou a escolha ideal. Ele se tornou imperador se auto coroando.
b) O código civil de Napoleçao garantia direitos aos cidadãos franceses, bem como deveres, de forma a colocá-los em posição de cidadãos, não mais separando-os entre nobres e plebe. Ele significava o fim do antigo regime na frança.
c) As guerras de coligação foram guerras realizadas pelas potências do antigo regime, a Áustria, do Sacro Império Romano Germânico e as demais monarquias do antigo regime buscavam massacrar a revolução francesa e seus ideiais. Para enfrentá-las, napoleão renovou seus exércitos, agora com generais experientes, não mais da nobreza, e estabeleceu um governo amigável a ele com a confederação do reno, que extinguiu de vez o sacro império.
d) O bloqueio continental foi a tentativa de napoleão de impedir o comércio de todos os países da europa com a Inglaterra, que não sucumbiu às exigências de napoleão. A Rússia não respeitou tal bloqueio e continuou a trocar com a Inglaterra, fazendo com que napoleão tivesse que atacar a Russia buscando fazê-la obedecer suas exigências.
e) Portugal, que era há muito aliado da Inglaterra, escolheu ficar do lado dos Ingleses, não respeitando o bloqueio de napoleão. Este, então, invadiu portugal, fazendo com que a família real tivesse que deixar a capital do império português, Lisboa, transferindo-a para o Brasil, no Rio, onde a família real residiu. Aliada da Áustria, a família real portuguesa esperava a restauração do antigo regime na europa.
f) O Congresso de Viena, com a vitória dos poderes do antigo regime sobre napoleão, buscava restabelecer no poder dos antigos territórios e reinos anteriores às guerras nepoleônicas tal qual eram e reestabelecer o poder do antigo regime, retornando a Monarquia na França.
g) O congresso de viena estabelecia os princípios da religião e da nobreza, com um perfil do antigo regime.
Explicação: