aonde e quando se passa a história da crônica A outra noite
Soluções para a tarefa
Resposta:
Na crônica de Rubem Braga, é possível perceber como uma simples apresentação de seu conhecimento pode ser valioso para outra pessoa.
No curto texto, é descrita em forma de primeira pessoa, uma viagem de taxi em que dois amigos conversam sobre o céu lindo que está acima das nuvens. O narrador ao apresentar toda a sua visão poética e demonstrar o seu conhecimento sobre o luar estar sobre nós mesmo que não consigamos ver, sua luz refletindo sobre as nuvens e o quanto uma noite considerada feia por muitos possui uma aparência completamente diferente quando vista de cima, atiça a curiosidade do taxista que resolve perguntar se tudo aquilo era mesmo verdade.
O interessante é a reação de satisfação percebida pelo motorista e sua gratidão ao narrador por ter lhe apresentado aquela visão totalmente diferente da que tinha. Tal gratidão se deveu ao fato de que um conhecimento totalmente novo lhe foi apresentado.
O escritor mostra que o conhecimento de um indivíduo pode ser muito útil para outra pessoa, pois ao compartilharmos tal conhecimento, estamos dando outros horizontes ao receptor, que por sua vez irá se aprofundar mais no assunto que lhe foi apresentado, se lhe agradar, claro.
Apesar de não deixar explícito se o taxista havia um sonho já formado de conhecer o mundo visto de cima, ou se teve aquele pensamento na hora em que escutou a conversa, a gratidão dele reflete o que muitas pessoas sentem ao descobrir um assunto de seu interesse.
De maneira bem objetiva, a história deixa esse ar de dúvida em relação ao final com a clara intenção de fazer com que o leitor procure formar a sua própria conclusão, assim o texto é aproveitado por muito tempo mesmo após a leitura que, por sua vez, é breve.