Ao seguir o modelo de planejamento urbano atual, o ritmo acelerado de urbanização irá sobrecarregar a infraestrutura das cidades, em todos os setores de serviços ao cidadão. Especialmente nos países em desenvolvimento, à medida em que as cidades e a economia se expandem e os indivíduos se tornam mais prósperos, o desejo de ter seu próprio carro fala mais alto. O resultado são ruas e ambientes cada vez mais congestionados. Para resolver, ou pelo menos minimizar este problema, existem estudos que identificam a combinação de diversos modais em uma rede de transportes perfeitamente integrada surge como uma das opções para melhorar a mobilidade. Neste sentido surgem novas tendências mundiais em urbanização, transporte e consumo. Considerando as tendências destacadas no estudo “O Futuro das Rodovias”, leia as alternativas a seguir e assinale a única correta:
A - A economia compartilhada entre cidadãos de países desenvolvidos, determinará a preferência pela aquisição de carro individual em vez de compartilhar acesso a um carro;
B - A economia compartilhada pode levar fabricantes de automóveis a necessitar de maiores quantidades de matérias primas, pois cada cidadão desejará ter seu próprio veículo, uma vez que o congestionamento é inevitável.
C - A eficiência multimodal não garante viagens com conexões perfeitas entre os vários tipos de transporte, uma vez que prevalece o egoísmo e a desconfiança nos serviços de compartilhamento de veículos.
D - Carros autônomos (sem condutor) com tecnologia de sistemas de navegação, devem colaborar para organizar melhor o fluxo de veículos e reduzir drasticamente o número de acidentes, uma vez que poderão andar perto uns dos outros com segurança;
E - Carros autônomos (sem condutor) com tecnologia de sistemas de navegação, deverão beneficiar empresários e trabalhadores, mas deixarão de resolver as necessidades da população idosa ou com dificuldade de locomoção.
Soluções para a tarefa
Resposta:
NANI? QUE TEXTAO MDS
Explicação:
CALMA NAS ATIVIDADES
Resposta:
D - Carros autônomos (sem condutor) com tecnologia de sistemas de navegação, devem colaborar para organizar melhor o fluxo de veículos e reduzir drasticamente o número de acidentes, uma vez que poderão andar perto uns dos outros com segurança;
Explicação:
Cidades inteligentes: o futuro urbano (p. 11-14). A tendência é a utilização de carros inteligentes, que trafeguem de forma rápida e segura, sem cometer os erros de avaliação ou imprudência dos motoristas. Embora a tecnologia ainda não seja suficiente para garantir carros autônomos plenos, é uma questão de tempo para que isso aconteça. As outras alternativas negam essa possibilidade. Da mesma forma, considera o egoísmo individual em relação ao trânsito como tendência. No entanto, o aumento da população deverá congestionar os modais de transporte, impondo a necessidade de compartilhar os meios de locomoção e de estruturar transportes de massa mais eficazes e eficientes, tanto pelo custo quanto pela escassez de matérias primas.