Ao se tratar os sintomas emocionais decorrentes de uma hospitalização, como no caso de um paciente que se apresenta depressivo ou ansioso, o psicólogo parte de certos pressupostos decorrentes da teoria que podem ser úteis para a compreensão e assistência no caso. Assinale a alternativa correta da compreensão na atuação com pacientes que apresentam sintomas emocionais decorrentes da hospitalização:
a.Tais consequências à hospitalização como ansiedade ou depressão devem ser compreendidas de acordo com o discurso que o paciente constrói em cima desta vivência, ou seja, ouvir o paciente para conhecê-lo em sua subjetividade e compreender o que se passa com ele é o primeiro passo do tratamento.
b.Os sintomas representam uma dificuldade do paciente ao se sentir acolhido pela equipe hospitalar, o principal trabalho é de caráter psicopedagógico ao se ajustar a equipe para receber aquele paciente.
c.Tais sintomas são inerentes a todo paciente hospitalizado, e deve contar com ajuda da equipe médica para associar medicamentos antidepressivos ou ansiolíticos.
d.Representa uma falta de apoio familiar, deve-se planejar ações para convocar e inserir a família do paciente na cena de cuidados hospitalar.
e.O trabalho em equipe prevê um acolhimento necessário ao paciente neste novo ambiente, entretanto existem limites como as características de personalidade prévias do paciente, no caso de transtorno depressivo ou ansioso diagnosticado exige que seja realizado um tratamento com medicamentos psicotrópicos.
Soluções para a tarefa
Tais consequências à hospitalização como ansiedade ou depressão devem ser compreendidas de acordo com o discurso que o paciente constrói em cima desta vivência, ou seja, ouvir o paciente para conhecê-lo em sua subjetividade e compreender o que se passa com ele é o primeiro passo do tratamento.
Olá.
Tudo bem?
A alternativa correta é a letra A, uma vez que os pacientes que se encontram em estados depressivos e de ansiedade devem ser compreendidos pela equipe do hospital.
Para isso, a equipe não pode fazer nenhum juízo de valor, muito menos encarar os sintomas de uma outra forma, sem procurar entender o lado do paciente.
Os profissionais não podem diagnosticar sem antes conhecer as causas para que aquele indivíduo se apresente naquele estado.
Abraços!