Ao relatar ao rei de Portugal o descobrimento, o escrivão da armada de Cabral descreve, deslumbrado, a terra e seus habitantes, registrando as emoções do primeiro contato.
Carta do achamento do Brasil
Senhor:
Posto que o Capitão-mor desta vossa frota, e assim outros capitães escrevam a Vossa Alteza a nova do achamento desta vossa terra nova, que nesta navegação agora se achou, não deixarei também de dar minha conta disso a Vossa Alteza, o melhor que eu puder, ainda que – para o bem contar e falar –, a saiba fazer pior que todos.
Essa é a abertura da carta escrita por Pero Vaz de Caminha ao rei de Portugal. Tal abertura demonstra uma visão de mundo eurocêntrica, porque o escritor A) afirma relatar a notícia pior do que todos fariam, colocando a Europa no centro. B) conta, emocionado, a notícia da terra achada, mostrando-se amável aos índios. C) destina a informação à Europa, tratando o rei de Portugal como dono das terras. D) está na Europa e relata sobre o Brasil, como se nota na referência à navegação.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Correta letra C
O capitão-mor destina a carta a Europa e já diz na acarta que o rei de Portugal era o dono as terras encontradas.
Antes mesmo de sair, as expedições já tinham essa visão, ou seja, era dada a missão de encontrar novas terras ao rei de Portugal.
Portanto, quando chegaram a América e depararam com novas terras habitadas por índios, eles já a consideram como sendo do rei de Portugal. Os indígenas não forma levados em conta, pelo contrario, a visão sobre eles era apenas de seres inferiores que poderiam ser domados.
Perguntas interessantes
Física,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Inglês,
7 meses atrás
Ed. Física,
11 meses atrás
Português,
11 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás