Ao produzir identidades em ritmo industrial, o movimento globalizador busca homogeneizar culturalmente a população dos diferentes países por meio do mercado global. A identidade cultural nacional e local tende a ter um peso menor do que as globalizadas (WOODWARD, 2000). Considerando-se o excerto acima, os textos estudados e as videoaulas, é correto afirmar: I – Os jovens atribuem uma grande importância à identidade nacional e local, a ponto de rejeitarem completamente as identidades veiculadas pelas diferentes mídias, que jogam um importante papel na difusão da cultura americana. II – Os movimentos de resistência à globalização podem ainda levar ao surgimento de identidades híbridas, ou seja, guarda elementos da identidade local, mas também carrega elementos de identidades globais, criando peculiaridades que as tornam distintas das originais III – Em países centrais do processo globalizador, as identidades locais assumem um caráter globalizador, enquanto que em países, como o Brasil, que possui uma inserção subordinada neste processo, as identidades nacionais sofrem duramente o impacto das identidades globalizadas
Assinale a alternativa correta: A) Todas as afirmações estão corretas. B) Apenas a afirmação III está correta. C) As afirmações II e III estão corretas. D) As afirmações I e II estão corretas. E) Apenas a afirmação I está correta.
Soluções para a tarefa
Respondido por
21
A alternativa C) é a correta.
Os jovens, na grande maioria das vezes, tendem a darem pouca importância para a identidade nacional e local, aceitando facilmente o que é veiculado nas mídias, um bom exemplo é a americanização do Brasil com a cultura pop.
Em países centrais do processo de globalização, as identidades locais é que são propagadas para os países mais periféricos em relação a globalização, como é o caso das mudanças nas dinâmicas sociais e culturais no Brasil e em toda a America Latina.
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes
Artes,
9 meses atrás
Ed. Física,
9 meses atrás
Biologia,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás