Ao pensarmos em uma aula de educação física para um aluno surdo, sabemos que a principal adaptação diz respeito à questão da comunicação com esse aluno. Entretanto, é muito importante lembrar que além desta dificuldade na comunicação, a surdez pode trazer também uma dificuldade de equilíbrio. Em qual das situações a seguir, o aluno com surdez apresenta essa dificuldade? a. Quando a surdez ocorre em função de uma lesão no ouvido interno, ou seja, na surdez neurossensorial. b. Quando a surdez tem causa congênita ou surge na fase pré-lingual. c. Quando a deficiência auditiva é causada por uma lesão no tímpano, ainda no ouvido externo. d. Quando ocorre a surdez condutiva, em que o aluno apresenta dificuldade de conduzir os estímulos relativos ao equilíbrio para o sistema nervoso central. e. Apenas nas situações de surdez total ou quando a perda auditiva ultrapassa os 60%.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) Quando a surdez ocorre em função de uma lesão no ouvido interno, ou seja, na surdez neurossensorial.
Um aluno surdo sentirá dificuldades na questão do equilíbrio em caso de uma lesão no ouvido interno, pois esta parte possui também uma função de equilíbrio, posicionamento corporal e espacial, além de ser responsável pelo direcionamento e sensações de velocidade. Portanto, a letra "A" é a correta, com a surdez neurossensorial.
Por que o ouvido também atua em nosso equilíbrio?
Para além da audição, o nosso ouvido também serve como se fosse a nossa antena sensorial, captando informações acerca de nosso equilíbrio, além de posicionamento, consciência corporal e sensações espaciais e de velocidade.
Isso ocorre porque o sistema vestibular, estrutura localizada em nosso ouvido interno, possui a capacidade de captar e enviar essas informações para o nosso cérebro, sendo essencial para questões como reflexos, movimentações em exercícios e percepção espacial.
Para ver mais equilíbrio:
https://brainly.com.br/tarefa/23961319
#SPJ2